Trabalho na Unidade Básica de Saúde 4 de Planaltina faz parte das atividades da Semana Distrital de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis
Agencia Brasilia

No primeiro dia, foram feitos 48 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, na mobilização que continua até esta quarta-feira (25) | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

A Unidade Básica de Saúde 4 de Planaltina começou, nesta segunda-feira (23), as ações para a Semana Distrital de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação antecede a campanha Dezembro Vermelho – mês de luta contra a Aids. No primeiro dia, foram feitos 48 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, na mobilização que continua até esta quarta-feira (25).

“Nosso intuito é orientar a população quanto à prevenção, identificar casos e direcionar ao tratamento, que é oferecido aqui mesmo”, destaca a supervisora da UBS 4 de Planaltina, Stenia Gomes. Ela explica que a UBS acompanha os casos e que, quando há necessidade, encaminha os pacientes para atendimento em uma unidade especializada.

A ação da unidade ocorre de 8h ao meio-dia, em parceria com o UniCeub, com o apoio de um professor da instituição, alunos de enfermagem e um enfermeiro da UBS.

Acesso ao serviço

Todas as unidades básicas de saúde do Distrito Federal oferecem, durante todo o ano, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, tratamento e acompanhamento para pacientes com diagnóstico positivo. Além disso, o Núcleo de Testagem e Aconselhamento da Rodoviária do Plano Piloto também oferece a testagem.

A ação da UBS 4 de Planaltina é exclusiva para pacientes que residem na região de cobertura da unidade, que são os condomínios Estância Mestre D’Armas, Nova Planaltina, Residencial Sarandy, Recanto do Sossego, Chácara 7 Irmãos e Rural Shopping. Ao todo, a unidade possui oito equipes de Estratégia de Saúde da Família e atende a uma população estimada em 36 mil habitantes.

*Com informações da Secretaria de Saúde