Comitê de Voluntariado da CLDF expande suas ações, com foco em campanhas sociais, para a preservação ambiental.
Foto: Agência Brasília

Atenta à importância de o Poder Público atuar junto com a sociedade civil na defesa de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, a Câmara Legislativa do Distrito Federal instituiu o voluntariado ambiental como ação de seu programa de voluntários. A iniciativa, publicada no Diário Oficial da CLDF nesta quarta-feira (12), tem como intuito contribuir para a preservação e proteção das unidades do Sistema Distrital de Unidades de Conservação da Natureza (SDUC).

“O principal foco desse voluntariado é chamar a atenção para a questão ambiental, em especial para a questão do desmatamento”, explica a presidente do comitê executivo do programa, Rafaela Abrantes. A primeira ação do grupo deve acontecer ainda este mês: o plantio de mudas do Cerrado no Parque Ezechias Heringer, no Guará. “Estamos correndo contra o tempo para viabilizar a doação de mudas e aproveitar o período de chuvas”, conta Rafaela.

Por meio do engajamento voluntário de servidores da Casa e de outros membros da sociedade civil, o programa deverá promover medidas para recuperar áreas degradadas, com a sua revegetação com espécies nativas e exóticas, conforme definições técnicas dos órgãos competentes; estimular o plantio de arvores nativas, além de realizar debates e palestras voltados para a educação ambiental. A atuação do voluntariado deverá envolver, ainda, parcerias com entidades públicas e privadas.

Assim como as demais ações do programa de voluntários da CLDF, essa também não vai gerar aumento de despesas. Os servidores que se voluntariarem vão exercer as atividades fora dos horários de trabalho e sem qualquer remuneração extra.

O programa

Instituído em maio último, o programa de voluntariado do Legislativo local já realizou diversas ações de assistência à população do DF nesse período de pandemia. A iniciativa viabilizou, por exemplo, a doação de 750 cestas básicas ao Comitê de Emergência Covid-19 do GDF, e participou da Campanha do Agasalho e do Dia das Crianças. No final de outubro, o programa entregou, também, 1.000 aventais hospitalares descartáveis para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

Denise Caputo

Foto: Agência Brasília
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa