Celebração marca os 60 anos da Residência Médica e os 15 anos de criação da Residência Profissional de Saúde no DF.
Agencia Brasilia*

Auditório da CLDF lotou com a presença dos residentes, familiares, amigos e homenageados | Foto: Divulgação

O auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recebeu nesta segunda-feira (2) a cerimônia de acolhimento aos 745 novos residentes preparados para especializações médicas no âmbito da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). São 425 profissionais para o Programa de Residência Médica e 320 para o Programa de Residência Uni e Multiprofissional.

Durante a solenidade, comemorou-se os 60 anos da Residência Médica no DF, na parte da manhã, com homenagens aos pioneiros do Programa de Residência da capital federal. Entre eles Francisco Pinheiro da Rocha, patrono da Residência Médica do DF, e Jofran Frejat, fundador da ESCS e ex-secretário de Saúde. No turno da tarde foram celebrados os 15 anos de criação da Residência em Áreas Profissionais da Saúde e homenageados seus fundadores, entre eles Rita de Cássia Minetto, enfermeira aposentada da Secretaria de Saúde.

Com apoio institucional da CLDF, a cerimônia foi promovida pela Gerência de Residência, Especialização e Extensão (GREEx) da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), que integra a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A proposta da cerimônia é de autoria do deputado distrital Jorge Viana.

A gerente da GREEx/ESCS/Fepecs, Vanessa Campos, deu as boas-vindas aos novos residentes e relatou a história dos Programas de Residência Médica e Uni/Multiprofissional no DF. Ela também destacou a importância de reconhecer o trabalho dos pioneiros na criação desses programas.

“Essas pessoas foram muito importantes para que, hoje, a SES-DF tenha os nossos residentes apreendendo e atuando na assistência. Temos o maior número de residentes do país. A Secretaria de Saúde do DF investe mais do que o total de bolsas que o Ministério da Saúde financia para todo o Brasil. Muitas instituições destinam as suas bolsas somente para medicina. Aqui acreditamos na interprofissionalidade e no compartilhamento de conhecimento entre todos os profissionais de saúde, com o objetivo de atingir o nosso bem maior, que é a saúde do nosso paciente”, ressaltou Vanessa.

Lei da Preceptoria

Diretor-executivo da Fepecs, Marcos de Sousa Ferreira registrou o histórico da Residência no DF e o pioneirismo dos programas da área médica e da residência uni/multiprofissional. “Devemos pensar em agrupar os pensamentos entre as diversas categorias profissionais de saúde para que o tratamento seja não só eficiente, mas eficaz. No DF cresceu não só a residência médica, mas a residência multiprofissional. Vocês são aquelas empresas ambulantes com missão, visão e valores, que vão fazer a diferença para a população”, destacou o dirigente.

Já o deputado Jorge Viana destacou a aprovação da Lei da Preceptoria, aprovada pela CLDF e sancionada em dezembro de 2019 pelo governador Ibaneis Rocha. “A aprovação da lei garantiu a continuidade dos programas de residência de 2020 e para frente. Todos nós nos juntamos – ESCS, Fepecs, Câmara Legislativa e Executivo – para garantir que essa lei se tornasse realidade. Ela dispõe sobre a preceptoria nas carreiras médicas, de cirurgião dentista, enfermeiro e de assistência pública à saúde, finalmente, tornando a atividade amparada e devidamente regulamentada pela legislação do DF. Essa foi uma grande conquista para todos nós”, discursou.

O auditório da CLDF lotou com a presença dos residentes, familiares, amigos e homenageados. As representantes das Comissões de Residência Médica (Coreme) e Uni/Multiprofissional (Coremu), Viviane Cristina Peterle e Nayara Lisboa, respectivamente, também participaram das mesas de abertura de acolhimento dos residentes, juntamente com o diretor da ESCS, Ubirajara Picanço. Autoridades como o presidente do Conselho Regional de Medicina, Farid Sanches, a deputada distrital Arlete Sampaio, o senador Izalci Lucas, o ex-secretário de Saúde Jofran Frejat, além de representantes dos residentes de medicina, Samuel Alencar, e da área uni/multiprofissional, Maurício Hirata, também participaram da solenidade.