Reginaldo Sardinha: "Estamos falando da maior encenação religiosa do Brasil".

A cada ano, em Planaltina, cerca de 1,4 mil voluntários ensaiam e trabalham para recriar os acontecimentos e cenários que reproduzem o período entre a Última Ceia e a Ressureição de Cristo. Para homenagear a Via Sacra, encenada há 47 anos no Morro da Capelinha, durante a Semana Santa, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene nesta sexta-feira (6). De autoria do deputado Reginaldo Sardinha (Avante), a solenidade ocorre no plenário da Casa às 19h.

A Via Sacra reproduz a Paixão de Cristo e outros momentos marcantes da vida de Jesus. Na última edição, recebeu aproximadamente 160 mil espectadores. Por ser considerada essencial à identidade cultural daquela região, e do Distrito Federal como um todo, em 2008, a encenação foi elevada à categoria de Patrimônio Imaterial do DF. Antes, em 1986, o evento já havia sido incluído no calendário oficial do DF.

Para o deputado Sardinha, o objetivo da solenidade desta sexta-feira é fortalecer o autêntico e espontâneo espírito de fé da comunidade. "Estamos falando da maior encenação religiosa do Brasil. Sou um dos fiéis espectadores do espetáculo, faço questão de ir e levar toda a minha família", afirma.

Victor Cesar Borges (estagiário)
Foto: Carlos Gandra/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa