Obras de revitalização no Centro de Atenção Psicossocial da cidade são valorizadas por trabalho voluntário de grafiteiros.
Agencia Brasilia

Equipe comemora: revitalizado, espaço da Caps AD de Samambaia ficou mais aconchegante, o que reflete no atendimento | Foto: Divulgação

Há pouco mais de um ano, Ângelo (nome fictício) chegava ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Samambaia em busca de ajuda para se livrar da dependência. “Aqueles que se diziam amigos viraram as costas, os familiares também”, conta. “Eu perdi meu emprego de vigilante por causa do alcoolismo. E fui acolhido aqui”.

Nesses últimos dias, ele percebeu que o ambiente ficou mais alegre e receptivo. “Eu vi que o local precisava passar por uma revitalização. Então, houve pintura e várias outras mudanças. Isso é importante e ajuda muito também a nós, que fazemos tratamento aqui. Espero que melhore cada dia mais, porque o Caps é muito importante para a gente”, reafirma o usuário.

Além da pintura das paredes, o Caps AD de Samambaia recebeu grafite nos consultórios de atendimento individual e na recepção. “A revitalização torna o espaço mais humanizado, deixa o ambiente mais adequado às terapêuticas em saúde mental”, pontua a gerente do centro, Fabiana Angélica Costa Faria. “O ambiente ficou mais acolhedor para os pacientes, para os servidores, para a comunidade em geral”.

Tudo em parceria

Com apoio dos servidores, residentes e professores do centro, as modificações foram feitas em parceria com o grupo de grafiteiros Dois Irmãos. “Esse grupo não tem fins lucrativos e apoia instituições nas quais eles acreditam”, destaca a gerente. “E eles acreditam bastante no Caps, na reforma psiquiátrica”.

Outro projeto focado na humanização do centro promoveu a transformação do refeitório, um espaço de convivência para os pacientes, principalmente para os internados. A exemplo de Ângelo, os usuários aprovam mais essa mudança

“Eu me sinto em casa aqui”, relata Pedro (nome fictício), paciente do Caps há três anos. “Fico aqui das 8h às 18h, no espaço da oficina de geração de renda, principalmente na parte da oficina de costura. Acho excelente esse processo de tratamento, porque, quando cheguei aqui, eu era um zé ninguém. Eu não estava na rua, mas estava muito debilitado.”

Atendimento

O Caps AD de Samambaia possui 12 leitos para internação, onde os pacientes podem pernoitar e recebem acompanhamento 24 horas. Em média, são atendidas diariamente 70 pessoas. O atendimento é feito pela equipe multidisciplinar do centro, tanto individualmente quanto nas oficinas e práticas em grupo.

* Com informações da Secretaria de Saúde (SES)