Filme Cine São Paulo retrata o drama na luta pela sobrevivência de uma sala de projeção no interior paulista. E o filme Meu amigo Fela reconstrói a vida do multiinstrumentista nigeriano Fela Kuti.
Agencia  Brasilia *

Cine São Paulo mostra a luta pela sobrevivência de uma sala de projeção no interior paulista. E será exibido com exclusividade no Cine Brasília. Foto: Divulgação

Dois documentários entram em cartaz no Cine Brasília antes de o espaço fechar para a 52ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece de 22 de novembro a 1º de dezembro. O documentário Cine São Paulo retrata o drama na luta pela sobrevivência de uma sala de cinema no interior paulista. Segundo o programador do Cine Brasília, Rodrigo Torres, “trata também de uma situação conjuntural, que é de extinção de antigos espaços de exibição cinematográfica no Brasil, especialmente dos cinemas de rua”.

Torres lembra, ainda, que apenas 10% dos municípios do país hoje apresentam salas de cinema. O filme mostra algumas das principais dificuldades de manutenção destes espaços. Conquistou o prêmio de melhor documentário no Festival Biarritz América Latina de 2017. O Cine Brasília exibe Cine São Paulo com exclusividade.

Outro documentário, Meu amigo Fela, reconstrói a vida do multiinstrumentista nigeriano Fela Kuti (1938-1997). Revolucionário, visionário, gênio, guerrilheiro, pan-africanista e pop star, Olufela Olusegun Oludotun Ransome-Kuti colecionou adjetivos e ganhou a condição de ícone da consciência negra. A partir do olhar dos seus amigos e das conversas com o biógrafo, o afro-cubano Carlos Moore, surge a figura de um líder político e representante de toda uma geração pan-africana.

Continua em cartaz a animação A Cidade dos Piratas que desafia o espectador a acompanhar uma narrativa complexa em termos de linguagem e conteúdo, abordando de maneira livre passagens da biografia do cartunista e transformista Laerte Coutinho (68 anos). Personagens das tirinhas Piratas do Tietê ganham a cena num convulsionado enredo que mistura ficção e crítica da realidade.

Confira a seguir sinopses, fichas técnicas e horários de exibição:

Cine São Paulo
De Ricardo Martensen & Felipe Tomazelli (2017, documentário, Brasil, 78 minutos, livre)
Sinopse: Aquilo que um dia foi uma respeitável sala de cinema, agora está praticamente em ruínas. O proprietário, o professor de história Francisco Teles, ou seu Chico, como é tratado em Dois Córregos (SP), inicia uma luta obstinada para salvar o prédio centenário na pequena cidade do interior paulista. É uma declaração de amor dos diretores ao cinema e um exemplo de luta de um homem simples para manter o acesso à sétima arte.


Meu amigo Fela
De Joel Zito Araújo (2019, documentário, Brasil, 94 minutos, 14 anos, inglês/francês, com legendas em português)
Sinopse: Uma nova perspectiva sobre o músico nigeriano Fela Kuti, a fim de contrapor a narrativa mais frequentemente retratada: como um excêntrico ídolo pop africano do gueto. Fela estudou música em Londres, para onde foi, a princípio, em busca de especialização médica. Faleceu em decorrência de uma complicação ligada ao vírus HIV. O documentário foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Rotterdam e para a mostra competitiva do Festival Pan Africano de Burkina Faso.


A Cidade dos Piratas
De Otto Guerra (2018, documentário/animação, Brasil, 83 minutos, 16 anos)
Sinopse: Um diretor de cinema (Otto) enfrenta uma situação complexa no meio da produção de longa metragem quando o autor de “Os Piratas do Tietê” (Laerte) começa a rejeitar os personagens quando o enredo está praticamente pronto. O filme, com direção de Otto e roteiro de Laerte, mistura ficção, realidade e reflexões sobre política e arte.



Programação Cine Brasília
7 a 10/11/2019
Quinta, 7
18h – Cine São Paulo
20h – Meu Amigo Fela 

Sexta, 8
16h – A Cidade dos Piratas 
18h – Cine São Paulo
20h – Meu Amigo Fela 

Sábado, 9
16h – A Cidade dos Piratas 
18h – Cine São Paulo
20h – Meu Amigo Fela 

Domingo, 10
16h – A Cidade dos Piratas
18h – Cine São Paulo
20h – Meu Amigo Fela 


Serviço:

Cine Brasília
Filmes com sessão paga, a R$ 12 a inteira (a bilheteria só aceita dinheiro)
Endereço: Asa Sul, entrequadra 106/107. Telefone: (61) 3244-1660.

Segunda, 11, e terça, 12, não haverá sessão. O Cine Brasília fecha depois do dia 10 e só volta a funcionar para receber o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de 22 de novembro a 1º de dezembro.