Agência Brasília *
Prevenção e enfrentamento ao câncer de mama uniu mulheres e autoridades do DF | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília
O Palácio do Buriti recebeu, nesta quinta-feira (3), iluminação especial alusiva ao mês de prevenção e enfrentamento ao câncer de mama, o Outubro Rosa (veja a foto ao final desta reportagem). A ação inicia, oficialmente, as atividades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal relativas ao tema. A partir desta data, unidades básicas de saúde (UBS) e policlínicas estarão de portas abertas para acolher e avaliar pacientes.


Excepcionalmente, durante este mês, a mulher pode ser acolhida em qualquer UBS ou policlínica, independentemente de onde resida. Cada paciente que passar por consulta terá o retorno agendado e os encaminhamentos garantidos. A expectativa é de realização de 100 mil atendimentos.

As diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer de mama preconizam a oferta de mamografia para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Em outubro, além das consultas e da mamografia, pretende-se alertar a população para a importância da solicitação do exame citopatológico com o objetivo de ampliar a cobertura.
Força-tarefa
Entre os dias 21 e 25, no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), ocorrerá uma ação voluntária de reconstrução mamária. Também haverá tatuagem de aréola nas pacientes que já reconstruíram as mamas. As mulheres a serem atendidas nesta iniciativa são as que já tiveram a mama retirada, acompanhadas pela Mastologia do hospital, e que estejam inseridas no sistema de regulação da Secretaria de Saúde do DF.

Estão sendo confeccionadas camisetas, toucas e ornamentos cor-de-rosa para as equipes do Centro Cirúrgico. As pacientes vão utilizar camisolas e lençóis nas cores da campanha.
Participam da iniciativa voluntários de todas as áreas do HRT e de outros hospitais das redes pública e privada, e aposentados, como cirurgiões, enfermeiros e técnicos. Músicos, cabeleireiros, maquiadores, manicures e vários outros profissionais também se ofereceram para colaborar com a ação.
Próteses
Durante a campanha, acontecerá a distribuição gratuita de próteses mamárias externas pelo Núcleo de Órteses e Próteses da Secretaria de Saúde. A interessada precisa comparecer ao Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais, na Estação do Metrô da 114 Sul, Praça do Cidadão, e realizar o cadastro para, posteriormente, retirar o acessório, confeccionado sob medida.
Dados

“Sabemos dos desafios que enfrentamos, mas temos a consciência de nossas responsabilidades. Temos papel importante na conscientização do diagnóstico precoce e é preciso encorajar todas as mulheres para o autoexame. As chances de cura são altíssimas”, conclui a secretária da Mulher, Ericka Filippelli.
* Com informações da Secretaria de Saúde
0 Comentários