Ibaneis aproveitou cerimônia para dar seu posicionamento sobre a segurança no DF, lotação de escolas compartilhadas e descriminalização das drogas 

Foto: Renato Alves - Agência Brasília.

Nesta terça-feira (29) aconteceu a posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Robson de Freitas. O governador do DF estava na posse e aproveitou a ocasião para se posicionar sobre assuntos pertinentes. 

Ele disse estar honrado de ter Robson no cargo e que confia nele. “Robson tem um currículo larguíssimo, passou por diversos cargos, tanto no serviço público como na advocacia, então ele vai agregar muito ao TJDFT”, disse. 

Além disso o governador tratou sobre a questão da descriminalização das drogas. “Eu sou bem claro sobre isso. Sou totalmente contrário à descriminalização das drogas, é um debate que está muito longe de estar maduro e por isso eu prefiro ficar ao lado das famílias. A gente que anda pelas ruas, vê a pobreza nos mais diversos locais e no lado mais rico a população também tem acesso às drogas… cito a questão da papuda, eu vi muitos jovens presos por uso e tráfico de drogas, precisamos ter um nível mais elevado para saber se os jovens terão condições para escolherem ou não às drogas”, explicou. 
Segurança

Sobre a segurança no DF o governador criticou o trabalho do judiciário. “Tenho consciência do trabalho que a Secretaria de Segurança Pública está fazendo junto com a Polícia Militar e com a Polícia Civil, além dos outros órgãos de segurança, mas nós precisamos tratar a segurança de uma forma mais integrada. Só para você ter uma ideia, já fizemos mais de 20 mil prisões neste ano e só aumentamos em 300 pessoas a quantidade de presos. Alguma coisa está errada no sistema, nós estamos trabalhando e aprendendo, mas o judiciário está falhando”, desabafou.

Segundo o governador o governo precisa repensar o sistema de segurança. “Precisamos repensar para parar de enxugar gelo. Às vezes o meliante está chegando em casa enquanto a vítima ainda está prestando depoimento”
Gestão Compartilhada

Ibaneis foi questionado sobre a lotação de escolas compartilhadas e disse ter ficado surpreso com o sucesso do programa. “Nós estamos preparando junto à Novacap um projeto com uma licitação para preparação de escolas com equipamento, ar condicionado, para que os alunos permanecam. Queremos maximizar a adesão. Muitas novidades para as escolas estão vindo por aí. Pensamos em criar cartões para que os alunos frequentem academia, cursos de inglês e terem atividades no contraturno”, disse.

Fonte: JBr