Secretaria de Educação abre espaço para sugestões até 20 de novembro.

A consulta pública do currículo das escolas-piloto do Novo Ensino Médio será lançada nesta quarta-feira (30/10/2019), às 14h, pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Durante o evento será apresentada a proposta da SEEDF em relação aos objetivos de aprendizagem (conteúdos) que deverão fazer parte da nova grade dos estudantes da última etapa da educação básica. A consulta ficará aberta até 20 de novembro e os resultados serão apresentados em 4 de dezembro.

O Novo Ensino Médio, previsto pela Lei Federal 13.415/2017, determina que a carga total deve ser de 3 mil horas, sendo 1,8 horas horas para as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e 1,2 mil para os cinco itinerários formativos, compostos pelas quatro áreas de conhecimento da base, para aprofundamento dos temas de interesse do estudante, e pelo ensino técnico profissional.

No Distrito Federal, o ensino médio já tem 3 mil horas. O desafio é dar aproveitamento à carga horária em sintonia com a nova legislação. No caso dos itinerários formativos o estudante deverá escolher pelo menos dois, incluindo ou não o técnico-profissional.

O novo currículo será implementado em 2020 apenas nas escolas selecionadas para serem o piloto do projeto: CED 03 do Guará; CEM 804 do Recanto das Emas; CEM 03 de Taguatinga; CED 04 de Sobradinho; e Cemi Gama.

Poderão contribuir com a consulta pública todos os interessados – professores, estudantes, gestores, pesquisadores e o setor produtivo, por exemplo. Dos eventos de lançamento e da apresentação dos resultados só podem participar aqueles que se inscreveram previamente.
Serviço:

Lançamento da Consulta Pública do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio