Agência Brasília*
Osnei Okumoto visitou clínica do Gama para conhecer instalações e equipamentos | Foto Mariana Raphael / Secretaria de Saúde.
A Secretaria de Saúde voltou a ofertar exame de ressonância magnética graças ao credenciamento de clínicas de imagem particulares. A primeira a começar os atendimentos está localizada no Gama e, inicialmente, irá ofertar 250 exames por mês, todos agendados via Central de Regulação da pasta.
Os primeiros exames começaram a ser feitos nesta quinta-feira (29). Nesta sexta-feira (30), o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, visitou a clínica para conhecer as instalações e os equipamentos.
Segundo Okumoto, a intenção é aumentar o número de exames oferecidos nesta clínica do Gama, podendo chegar a três mil por mês. “Outras clínicas também estão entregando documentação para que possamos credenciar e ofertar ainda mais vagas para a população”, adianta o secretário.
O paciente Mauro Rios, 59 anos, foi um dos primeiros atendidos. Diabético e transplantado, ele aguardava o exame há cerca de seis meses. “Há nove anos tenho um probleminha na perna que a médica desconfia ser osteomielite e o exame era necessário para esse diagnóstico”, comemora.
Rede
Todos os pedidos para o exame de ressonância na rede pública são direcionados para o Complexo Regulador da Secretaria de Saúde. Atualmente há cerca de 20 mil solicitações pendentes. A demanda é calculada por meio de solicitações, não por número de pessoas, já que um mesmo paciente pode ter diversas solicitações.

Está em andamento um processo de aquisição de quatro aparelhos de ressonância magnética que serão instalados nos hospitais de Sobradinho (HRS), Santa Maria (HRSM) e Asa Norte (Hran), além do Centro Radiológico de Taguatinga (CRT).
Além disso, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pelo atendimento dos hospitais de Base, Santa Maria e por unidades de pronto atendimento (UPAs), prepara até o final do ano a instalação de um aparelho próprio de ressonância magnética. Atualmente nenhum está em funcionamento. Pela complexidade do equipamento, o tempo entre a compra e a instalação leva, em média, um ano.
Publicação
A ratificação do credenciamento com o Centro de Imagens Gama foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de quinta-feira (29). O contrato público estabelece o pagamento anual de R$ 1.209.360,00 à clínica.
Ao todo, 15 empresas se apresentaram para credenciamento. Duas já estão com contratos assinados. Outras duas assinaram nesta semana e estarão aptas a receber treinamento para, na sequência, iniciar o agendamento com os pacientes. As demais empresas estão apresentando documentação e passando por vistoria.
A medida de cadastramento urgente para atendimento à população se faz necessária depois que três clínicas responsáveis pelas ressonâncias na rede pública interromperam o serviço devido a falhas nos equipamentos. Contudo, mais medidas estão sendo tomadas para melhorar a situação.
* Com informações da Secretaria de Saúde
0 Comentários