Últimas >>
Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

sábado, 20 de julho de 2019

Conheça os benefícios que pacientes oncológicos podem ter perante a legislação brasileira

Além do auxílio-doença, a isenção de impostos e até mesmo a quitação de imóveis podem ser conseguidos por quem enfrenta o câncer.

A batalha para os pacientes que enfrentam o câncer vai muito além de receber o diagnóstico da doença e iniciar o tratamento. Ao saber que é portador da enfermidade, além do desgaste físico, o paciente oncológico tem também o emocional bastante abalado e, por este motivo, por vezes precisa se ausentar do trabalho e/ou deixar de realizar atividades e afazeres praticados anteriormente.

Tais alterações do cotidiano podem gerar uma preocupação ainda maior no paciente que deveria se dedicar integralmente ao tratamento e à melhoria de sua saúde. O que acontece é que muitos pacientes oncológicos não conhecem os direitos e benefícios oferecidos pela legislação brasileira por conta de sua enfermidade. Entre eles estão o auxílio-doença, a isenção de pagamento de impostos como, por exemplo, o Imposto de Renda, IPI, ICMS e IPVA. Há ainda a possibilidade de cirurgia de reconstrução mamaria e da quitação de imóvel, entre outros benefícios.

É importante frisar que, para ter direito aos benefícios o paciente precisará ser aprovado nos requisitos necessários. Também é preciso que cada solicitação seja direcionada às instituições competentes que podem variar os pedidos referentes à documentação. É preciso verificar caso a caso, analisando a situação do paciente, mas sempre em busca de seus direitos.

“Falar sobre o assunto é essencial, uma vez que, nem sempre o paciente tem esse acesso à informação. Por vezes, ele adquire uma preocupação a mais ou se desgasta com questões que poderiam ter outro direcionamento. É uma utilidade pública que precisa ser cada vez mais compartilhada”, ressalta a oncologista Ludmila Thommen.

Sobre Ludmila Thommen

Com mais de 11 anos de trabalho na área de saúde, a oncologista Ludmila Thommenn sempre sonhou em ser médica. Fatores como cuidar do próximo e fazer diferença de forma positiva na vida das pessoas foram decisivos para a escolha da profissão. A preferência pela área da Oncologia ocorreu após a mãe da médica ser diagnosticada com um tumor no cérebro em 2005. Para Ludmila, vivenciar a fragilidade ao lado de alguém querido e participar do processo difícil ao qual o paciente é submetido durante o tratamento foram os maiores motivos para seguir na carreira que requer de seus profissionais amor e doação.

Conheça o site da Dra. Ludmila Thommen
http://draludmilathommen.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário



imagem-logo