No dia 4 de julho de 2019, a Secretaria de Relações Institucionais do Distrito Federal – SERINS, representado pelo Secretário Vitor Paulo juntamente com a Subsecretaria de Articulação Social e do Trabalho – SAST, representado pelo Subsecretário Valteni Souza, promoveram o 1º Encontro com os Catadores de Materiais Recicláveis e Lideranças Empreendedoras - 2019. 

O evento aconteceu na empresa Capital Recicláveis situada na Cidade do Automóvel. Participaram do evento representantes do Serviço de Limpeza Urbana – SLU, Secretaria do Meio Ambiente, Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Comitê Gestor Intersetorial para a Inclusão Social e Econômica de Catadores de Materiais Recicláveis do DF – CIISC/DF, Secretaria de Estado da Fazenda, Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Associação dos Recicladores de Brasília – ARECIBRAS, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/DF), Central de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (CENTCOOP), Rede Alternativa, Organizações do Terceiro Setor e Iniciativa Privada atuante na Cadeia Produtiva da Reciclagem. 

A SERINS, juntamente com a SAST, tem como objetivo visitar e conhecer uma das maiores e modernas plataformas de recuperação de materiais recicláveis do Brasil. Por meio disso as secretarias juntamente com órgãos do governo e a iniciativa privada buscam propostas relacionadas a desoneração da comercialização dos produtos da cadeia da reciclagem. 

Na oportunidade a Central de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis - CENTCOOP, em nome de todos os catadores, aproveitou para homenagear e entregar o certificado de agradecimento ao Sr. Gustavo Souto Maior - Diretor Adjunto do SLU e demais autoridades presentes no Encontro que estão contribuindo para que essa nova realidade esteja presente na vida desses trabalhadores. 

As ações realizadas pela SERINS e SAST será de fazer visita in loco à Capital Recicláveis; assim com visitar as instalações de Recuperação de Resíduos (IRR); Visitar as obras da Central de Comercialização de Materiais Recicláveis (CC), assim como visitar as duas Centrais de Triagem e Reciclagem (CTR) que se encontra em fase final de construção. Todas as ações realizadas trarão benefícios para a população do Distrito Federal, como para as famílias dos Catadores de materiais recicláveis e principalmente para o nosso meio ambiente. 

A ação inovadora que é o Centro de Triagem e Reciclagem – CTR, está sendo preparado especificamente para a atividade de manejo e destinação final dos resíduos recicláveis e rejeitos gerados, assim como a gestão de todo o complexo ficará sobre o comando dos catadores organizados em cooperativas de segundo grau com o apoio do Governo do Distrito Federal. 

Já a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos – CTRS, fará a gestão integrada de resíduos sólidos, mais precisamente, o reaproveitamento dos materiais recicláveis no DF, gerando benefícios sociais, ambientais e econômicos, que são premissas do desenvolvimento sustentável. 

A correta destinação dos materiais recicláveis, reinserindo-os na cadeia produtiva, minimiza as demandas por matérias primas virgens e reduz os impactos ambientais da produção, além de contribuir para a composição de renda familiar dos catadores de materiais recicláveis e o aumento da vida útil do Aterro Sanitário de Brasília (ASB). 

A obra está em fase de conclusão será um espaço que congregará as Centrais para Triagem e o primeiro Centro Integrado de Comercialização de resíduos sólidos recicláveis do Distrito Federal e RIDE. Sendo que estes espaços comtemplarão prioritariamente os Empreendimentos de catadores que atuavam historicamente no antigo Lixão da Estrutural, mas que abrangerá demais organizações de catadores do DF. 

Um novo e importante passo está se concretizando, para a sustentabilidade e consolidação do manejo e destinação sócio ambiental dos resíduos sólidos recicláveis no Distrito Federal, com a inclusão sócio produtiva dos catadores. 

Por Annie Kettly