Manhã cívica deste domingo (2/6) na Praça dos Três Poderes teve diversas atrações gratuitas para famílias brasilienses e turistas.
* Agência Brasilia

Público prestigiou evento na manhã deste domingo, com direito a muitas atrações. Foto: Divulgação/Setur

O dia de sol forte e o calor na manhã de domingo (2/6) não foram impeditivos para centenas de pessoas comparecerem à Praça dos Três Poderes e prestigiarem a solenidade da Troca da Bandeira. Desde o começo do ano, o evento, que ocorre todo primeiro domingo do mês, tem presenteado brasilienses e turistas com diversas atrações gratuitas além da solenidade militar, que nessa manhã foi comandada pela Marinha do Brasil. 

A estratégia de incluir outras atrações que podem ser vivenciadas por famílias inteiras faz parte do programa da Secretaria de Turismo “Turismo Cívico – Brasília: O Brasil começa aqui”. De acordo com a titular da pasta, Vanessa Mendonça, a intenção da Setur é despertar o sentimento de patriotismo e de amor pela cidade e atrair mais turistas para Brasília. “Vamos trazer os brasileiros e estrangeiros para conhecerem as nossas atrações e pontos turísticos de uma forma diferente de tudo que foi feito até hoje. Cada cerimônia ofertará um cardápio diferente de lazer”, frisou Vanessa Mendonça.

Entre as atrações desse domingo estavam a Banda do Corpo de Fuzileiros Navais, conhecida pelas suas gaitas de fole e pelas evoluções durante as suas apresentações, e o grupo brasiliense Patubatê, batuque sustentável que surgiu em 1999 e tem influência dos trabalhos dos norte-americanos Stomp e Blue Man Group e do brasileiro Hermeto Pascoal. A Marinha ainda montou uma exposição e forneceu telões para que o público pudesse acompanhar cada detalhe da solenidade.

O turista uruguaio Eduardo Alonso fez questão de programar a sua primeira viagem com a esposa para Brasília em um fim de semana que haveria a solenidade da Troca da Bandeira. “Toda a cerimônia foi muito legal. Gostamos de tudo e o evento superou as nossas expectativas”Turismo cívico contou com atrações para a garotada na Praça dos Três Poderes. Foto: divulgação/Setur

, afirmou Alonso. O casal de espanhóis Jaime e Maria Lopeis foram surpreendidos com o evento. “Esse foi um lindo acontecimento”, afirmou o visitante da Espanha.

A Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio), o Sesc e o Senac também foram parceiros no projeto e presentearam a população com diversos atrativos como minigolfe, minitênis, camas elásticas, palhaços e outras atrações. “Começamos a parceria no início desse ano e estamos percebendo que o evento está cada vez maior. É nosso interesse trabalhar com a Secretaria de Turismo e ajudar a desenvolver o turismo cívico na cidade”, afirmou o diretor Regional do Sesc, Marco Túlio Chaparro.

Ainda foram disponibilizados food trucks, um ônibus da TCB que realizou rotas turísticas gratuitas na Esplanada, guias de turismo e uma apresentação do grupo de capoeira Quilombos da Liberdade – Grito de Liberdade do mestre Cobra. “A TCB tem um função social muito importante. Esse projeto é uma das formas que temos de incentivar o Turismo e a cidadania na nossa capital”, afirmou o assessor da TCB Geean Paiva. A troca da bandeira ocorre todo primeiro domingo do mês. Foto: divulgação/Setur

Como nas últimas edições, grupos de crianças de escolas públicas do Distrito Federal puderam participar de perto da solenidade. “Buscamos essas crianças e oferecemos toda a estrutura necessária. Desde que o projeto Turismo Cívico começou muitas crianças puderam conhecer a nossa capital. Cerca de 90% delas nunca tinham estado no Plano Piloto. Acreditamos que essa experiência para as crianças é essencial para que conheçam e se encantem com a história da nossa capital”, enfatizou a secretária de Turismo.

“Vários países no mundo, como por exemplo, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Argentina promovem trocas de bandeira ou de guarda que atraem milhões de turistas. A nossa capital tem potencial para isso. Temos trabalhado para que essa importante solenidade entre nas agendas dos brasilienses e de turistas. Washington é um exemplo de que quando investimos em segmentos do turismo, aquecemos a economia e geramos empregos”, enfatizou Vanessa Mendonça.

Troca da Bandeira 

A Troca da Bandeira é uma das maiores expressões do turismo cívico do país e ocorre todo primeiro domingo do mês. A cada edição, uma Força ou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pelo evento. Com 100 metros de altura, o monumento do Mastro da Bandeira consta no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo. A bandeira chega a pesar 40 quilos.

*Com informações da Secretaria de Turismo