Plenário recebeu grande presença de país e filhos em apoio à amamentação durante solenidade proposta pelo deputado Delmasso.

Banco de leite humano recebeu homenagem nesta terça-feira (21) da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A sessão solene recebeu várias mães com seus nenéns no Plenário da Casa. O objetivo da solenidade para o autor, deputado Delmasso (PRB), é "reconhecer as doadoras de leite materno e os profissionais que trabalham incansavelmente nesse grande projeto social".

A sessão solene incentivou e mostrou a importância das doações de leite humano. Delmasso, em seu discurso, enalteceu as mães presentes e afirmou: "Leite materno não é nada a mais nada a menos que a força doada aos bebês".

A coordenadora das políticas de aleitamento materno do DF, Miriam Oliveira, falou sobre a situação do Banco de Leite. Ela afirmou que, em média, são atendidos 300 bebês todo mês e que "quantidades pequenas fazem toda a diferença".

A solenidade teve como inspiração os 40 anos do 1º Banco de Leite materno do DF, que é o 4° Banco de leite humano do país. O banco foi criado em setembro de 1978 no Hospital Regional de Taguatinga.

O coronel Reginaldo Ferreira, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal explicou que 92% da captação e transporte do leite materno é feito pelos bombeiros e que "os bombeiros participam do projeto por questão humanitária, pois é uma ação que salva vidas".

A primeira dama do Distrito Federal e madrinha deste projeto, Mayara Noronha, falou como mãe sobre o sofrimento que pode trazer a amamentação, mas incentivou as mulheres a não desistirem, pois "o aleitamento materno até os seis meses é muito importante para a formação do bebê". A primeira dama disse também que "o emprego não pode impedir que nós mães amamentem, podemos nos organizar para armazenar o leite para o uso sem a presença da mãe".

Mayara Noronha falou também dos trabalhos feitos para que seja implementado no DF o programa federal Criança Feliz que tem como objetivo dar às crianças mais pobre as condições para um desenvolvimento pleno. Mayara enfatizou a importância da doação, "60 ml alimentam aproximadamente 10 recém-nascidos em 1 dia", disse.

Karine Teles (Estagiária)
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa