Fotografias aéreas, desenhos e pinturas apresentam a cidade sagrada para judeus, cristãos e mulçumanos.

Dois anos depois de promover a exposição Brasília em Israel, a Associação Cristã Amigos Brasil-Israel (Haverimbril) realiza, nesta quarta-feira (8), às 19h, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o pré-lançamento da exposição Jerusalém em Brasília. Reunindo trabalhos artísticos que retratam a cidade sagrada, a mostra se insere no âmbito das comemorações dos 71 anos de criação do Estado israelense. A ideia, segundo o pastor Laurindo Shalom, que organizou as duas mostras, "é estreitar os laços entre as duas cidades e os dois países".

Além de fotografias aéreas que apresentam ângulos inusitados da cidade sagrada para judeus, cristãos e mulçumanos, registradas a bordo de um helicóptero por Odilon Frazão, que também é especialista em relações internacionais, a paisagem e os monumentos de Jerusalém e sua região são temas dos desenhos, realizados em canetas hidrográficas sobre papel Canson, de Gervásio Cardoso, além de duas telas da pintora Ray di Castro.

Cardoso, que é arquiteto e paisagista, e a artista plástica Ray di Castro também participaram da exposição de 2017 que reuniu obras de três brasilienses a trabalhos de 10 artistas israelenses (alguns de origem brasileira) e ficou em cartaz, além de Jerusalém, em Tel Aviv e Haifa. Na atual mostra brasiliense, alguns locais retratados são facilmente reconhecíveis – como o Muro das Lamentações, mas também aparecem áreas residenciais, templos e o litoral de Israel.

Sessão solene – Durante uma solenidade na próxima terça-feira (14), às 19 h, no plenário da CLDF, será comemorado o aniversário de Israel. Requerida pelo deputado Iolando Almeida (PSC), a homenagem exaltará "as relações entre Brasil e lsrael, que sempre foram cordiais". O parlamentar destaca que, hoje, aquele país "é uma potência econômica, referência no desenvolvimento tecnológico, e está totalmente apoiado nos preceitos democráticos".

Exposição Jerusalém em Brasília
Local: Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Visitação: até 31 de maio
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h 
Classificação indicativa: livre para todos os públicos 
Entrada franca

Marco Túlio Alencar
Foto: Silvio Abdon/CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa