Foto: Carlos Gandra - CLDF
Em homenagem ao Dia do Trabalhador, comemorado em 1° de maio, a Câmara Legislativa realizou sessão solene nesta segunda-feira (29) no plenário. A iniciativa foi do deputado José Gomes (PSB), que convidou representantes do setor trabalhista e do governo para compor a mesa de discussões.

Representado o GDF, a secretaria de Turismo, Vanessa Chavez de Mendonça, parabenizou os trabalhadores brasileiros “na sua luta diária” e ressaltou que sua pasta está cada vez mais empenhada para que “Brasília se beneficie desse potencial econômico, gerando emprego, riquezas e diminuição da desigualdade”. Já o secretário de Trabalho, João Pedro Ferraz, alertou sobre o alto nível de desemprego do DF e apresentou investimentos públicos para gerar empregos.

O subsecretario da Fábrica Social, Gerson Vicente de Paula Jr, também comentou o fato de a taxa de desemprego no DF ser “extremante alta” e da necessidade de políticas públicas. Como exemplo, Gerson Vicente citou o edital de 2019 da Fábrica Social para capacitação e qualificação profissional. “Nós estamos com um processo seletivo para 1200 vagas. Vamos oferecer estágio para essas pessoas estarem próximas dos empresários, aumentando em mais de 60% a chance dessas pessoas conseguirem um emprego”, explicou.

Em carta lida pelo diretor José Amaro, o presidente da Fecomércio, Francisco Maia, prestou homenagem às pessoas que deixam suas famílias diariamente para fazer mais pelo coletivo. “São os trabalhadores que ajudam a fazer a grandeza do nosso país, e não são poucos os que devem receber nesse dia um agradecimento especial”, ponderou Maia.

Em seu pronunciamento, a diretora administrativa do Sindivarejista, Bernardete Martins, disse que a data “representa um momento em que o empregado e o empregador têm para refletir sobre a legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho”.

Frente – Durante a sessão solene, o deputado José Gomes e convidados assinaram ata de constituição da Frente Parlamentar de Combate ao Desemprego e de Incentivo ao Empreendedorismo, com participação da Fecomércio. Também participaram da mesa o secretário-adjunto de Educação, Mauro Oliveira, e a procuradora-geral adjunta, Sara de Matos.

*Com informações da CLDF