Capital está entre 30 rotas que receberão recursos federais por meio do Sebrae. Programa 'Investe Turismo' foi anunciado nesta terça.

Por Laís Lis, G1 DF

Museu Nacional, em Brasília — Foto: Joelson Maia/TV Globo

Brasília está entre as 30 rotas turísticas que integrarão a primeira etapa do Programa Investe Turismo. O anúncio foi feito durante a tarde desta terça-feira (28), pelo Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A rota que contempla a capital inclui Brasília e a Chapada dos Veadeiros, com os municípios goianos de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, além da Vila de São Jorge.

O Centro-Oeste terá quatro rotas. Além da Brasília e Chapada dos Veadeiros haverá a rota Goiânia, Pirenópolis e Goiás; Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães; e Pantanal Sul e Bonito.

Vale da Lua é um dos pontos mais visitados na Chapada dos Veadeiros — Foto: Ion David/Travessia Ecoturismo

O investimento inicial será de R$ 200 milhões, vindos do Sebrae. Segundo o Ministério do Turismo, o programa permitirá o trabalho conjunto entre o setor público e a iniciativa privada para aumentar a competitividade.

As rotas serão visitadas pelas equipes do Ministério do Turismo e do Sebrae que apontarão, por exemplo, necessidades de investimentos, como construção de hotéis, restaurantes e melhorias da infraestrutura.

Conheça o Centro- Oeste

Segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o objetivo é incentivar o turismo de brasileiros, mas principalmente o turismo internacional.

Em 2018, o Brasil recebeu 6,621 milhões de turistas estrangeiros, movimento inferior ao número de turistas estrangeiros que visitaram o museu do Louvre, na França.

Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio faz anúncio do programa Investe Turismo — Foto: Laís Lis, G1

Durante a apresentação do programa o ministro do Turismo destacou a aprovação da medida provisória que libera a entrada de empresas aéreas com 100% de capital estrangeiro no mercado aéreo brasileiro. Segundo o ministro, isso vai permitir o aumento da competitividade no setor e, assim, a redução do preço das passagens.

“A nossa intenção é colocar aqui oito ou, quem sabe, 10 novas empresas aéreas.”

Medida provisória

Álvaro Antônio afirmou ainda que o ministério está trabalhando em uma medida provisória que, entre outras ações, vai criar áreas de interesse turístico. A criação dessas áreas acelerará, por exemplo, o licenciamento ambiental para empreendimentos ligados ao turismo e facilitará o acesso a linhas de crédito.

“Temos um projeto piloto em Ilha Grande, na região de Angra dos Reis. Queremos retirar os excessos. Não estamos falando em degradar o meio ambiente, mas alinhar o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente”, disse.