Entidade estudantil busca apoio do GDF para reunir 15 mil jovens na capital em julho.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) se preparara para trazer a Brasília o próximo encontro bienal estudantil, previsto para julho deste ano. Na tarde desta terça-feira, a presidente da entidade, Mariana Dias, e lideranças da UNE, reuniram-se com o governador Ibaneis Rocha em busca de apoio para a realização do evento na capital.

A expectativa é de reunir em cinco dias de encontro cerca de 15 mil jovens de todo o país em um debate sobre educação e políticas públicas ligadas à juventude. Também serão aprovadas as resoluções que doutrinarão a próxima diretoria – eleita no último dia do evento. A UNE completa em agosto de 2019 82 anos de fundação e já teve em seus quadros diversas lideranças políticas de projeção nacional.

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Juventude, vai estudar uma forma de dar apoio logístico e operacional ao evento, que deverá ter plenárias no ginásio Nilson Nelson. Os estudantes também buscam patrocínio de alojamentos, alimentação e deslocamento dos participantes durante os dias em que estiverem na cidade.

O governador Ibaneis Rocha sinalizou apoio à reunião bienal da UNE e defendeu a condução de um debate equilibrado de ideologias e defesas políticas. O Distrito Federal é um dos poucos entes federativos a contar com uma secretaria voltada para as causas da juventude. “Podem contar comigo não só do ponto de vista político como também do democrático”, disse.

Agência Brasilia