Os filmes são recomendados para faixas etárias diferentes, que vão de 4 a mais de 14 anos. A exibição do filme “Arqueoastronomia Maia” é feita em uma sessão comentada
Agência Brasília

O Planetário de Brasília estará aberto no fim de semana e no feriado (1/5) com seis sessões diárias que prometem divertir adultos e crianças. As sessões começam às 9h30 e terminam às 19h com a exibição do filme “Arqueoastronomia Maia”, uma produção mexicana que tem levado muita gente às salas de exibição de planetários em vários países do mundo.

O filme mostra em cerca de meia hora como a civilização Maia utilizava a astronomia para compreender o universo. Foi a partir dessa compreensão que eles criaram diversos tipos de calendários. A interpretação pelo mundo ocidental de um desses calendários fundamentou mais uma versão – talvez a mais difundida dos últimos anos – de que o mundo acabaria, desta vez em 2012.

Os filmes são recomendados para faixas etárias diferentes, que vão de 4 a mais de 14 anos. A exibição do filme “Arqueoastronomia Maia” é feita em uma sessão comentada, que é guiada por monitores e os visitantes têm a oportunidade de fazer perguntas e sugerir temas para projeção na cúpula do Planetário.

A duração é variável, assim como a faixa etária recomendada. Os ingressos são gratuitos, mas precisam ser retirados com antecedência de pelo menos uma hora. Aos fins de semana e feriados é bom que a retirada seja feita três horas antes. As pessoas que quiserem podem levar dois quilos de alimento não perecível (menos sal).

A Bilheteria do Planetário de Brasília, responsável pela emissão de ingressos de acesso à cúpula e recolhimento de alimentos doados, funciona das 8h às 20h nos finais de semana e feriados.

Confira a programação:

9h30 – Kaluoka’Hina – Duração 40 min

11h – Da Terra para o Universo – Duração 30 min

14h30 – Origens da Vida – SESSÃO COMENTADA – Duração 1 hora

16h – O Segredo do Foguete de Papelão – Duração 45 min

17h30 – Fronteiras – SESSÃO COMENTADA – Duração 1 hora

19h – Arqueoastronomia Maia – SESSÃO COMENTADA

Conheça os filmes:

– Da Terra ao Universo

Esta extraordinária viagem de 30 minutos através do tempo e do espaço mostra, por uma combinação soberba de sons e imagens, o Universo que nos é revelado pela ciência. Os espectadores podem se divertir no esplendor dos planetas do Sistema Solar e no nosso Sol abrasador. Da Terra para o Universo leva a audiência para os coloridos berçários e cemitérios das estrelas, e ainda mais além da Via Láctea para a imensidão inimaginável de uma miríade de galáxias. Ao longo do caminho, o público conhecerá a história da astronomia, a invenção do telescópio e os telescópios gigantes de hoje que nos permitem investigar cada vez mais o universo.

Faixa etária recomendada: 12 anos

– Dois pedacinhos de vidro

O título “Dois Pedacinhos de Vidro” faz referência a duas lentes que, colocadas em um tubo, foram capazes de revelar um céu nunca antes visto pela humanidade. Ao participar de uma noite de observação das estrelas, dois adolescentes aprendem como o telescópio nos ajudou a entender o nosso lugar no espaço e como esses aparelhos continuam expandindo nossa compreensão sobre o universo.

A conversa deles com uma astrônoma os faz entender a história do telescópio e as descobertas que estas maravilhosas ferramentas têm feito. Os estudantes aprendem não só como os telescópios funcionam, mas principalmente como os maiores observatórios do mundo usam estes instrumentos para explorar os mistérios do universo. Ao olhar pelo telescópio, os estudantes – juntamente com a plateia, exploram as luas galileanas, os anéis de Saturno e a estrutura espiral de galáxias.

Durante a conversa, eles também aprendem sobre as descobertas de Galileu, Huygens, Newton, e muitos outros astrônomos, físicos, matemáticos e cientistas. Além de ampliar o conhecimento a respeito destas personalidades, os personagens do filme e o público aprendem sobre o Hubble – um satélite astronômico artificial não tripulado que carrega um imenso telescópio.

O filme apresenta entrevistas com importantes astrofísicos e cosmólogos de renomadas universidades e observatórios do mundo. Eles explicam os conceitos que vão desde o ato de Galileu de revelar o cosmos com um simples telescópio até as mais recentes descobertas no espaço, incluindo a novas ideias surpreendentes sobre a vida em outros planetas e o buraco negro.

Faixa etária recomendada: a partir de 12 anos | Duração: 23 minutos

– Reino de luz: uma breve história da vida

O estudo da astronomia começou há mais de 30 mil anos. Até hoje, diversas respostas foram encontradas com a mesma frequência em que mais perguntas surgem em consequência dos próprios questionamentos. Em “Reino de Luz”, somos convidados a fazer uma reflexão sobre nosso lugar no universo, sobre a exploração do espaço e sobre as conquistas e avanços que a humanidade foi capaz de realizar.

Faixa etária recomendada: a partir de 14 anos | Duração: 24 minutos

– Origens da vida

A humanidade sempre se interessou em saber se existe vida fora do planeta Terra tal como a conhecemos. Formas de vida exóticas são raras, mas quando encontradas despertam a curiosidade dos cientistas. Em “Origens da Vida” são mostrados os fatos importantes na evolução da vida na cronologia do Universo, passando pelo seu início no Big Bang, criação do Sistema Solar, formação da Terra, seguida das condições para a existência de vida no nosso planeta.

Com linguagem simples e fantásticas imagens, a sessão apresenta conhecimentos sobre o nascimento, vida e morte das estrelas e dos sistemas planetários. E traz um olhar sobre a extinção dos dinossauros. O filme é uma viagem fantástica através do tempo mostrando muitas descobertas feitas no passado recente e faz uma alerta para nossa consciência planetária.

Faixa etária recomendada: a partir de 14 anos | Duração: 24 minutos

– O segredo do foguete de papelão

Em uma viagem lúdica pelo espaço, três coisas são essenciais: um foguete de papelão, um prestativo livro de astronomia e uma dose de imaginação. A nave é construída a partir de uma caixa de papelão, contendo uma carga de balões cheios de ar fresco e de um livro de astronomia emprestado da biblioteca. A jornada passa pelo Sol e pelos planetas rochosos e gigantes gasosos com seus belos anéis. A viagem não é livre de riscos, mas o livro de astronomia ajuda em todas as situações de perigo.

Faixa etária recomendada: de 4 a 11 anos | Duração: 45 minutos

– Fronteiras

Eis uma jornada para descobrir que os limites são indistintos. Giordano Bruno falou de mundos infinitos, Emmanuel Kant dos universos ilha, e a física moderna do multiverso. Temos apenas uma certeza: é nosso conhecimento que tem limites. Mas a alegria que podemos obter rompendo nossos limites em nossa busca por respostas é infinita.

Faixa etária recomendada: de 4 a 11 anos | Duração: 30 minutos

– Arqueoastronomia Maia

Uma produção mexicana que tem levado muita gente às salas de exibição de planetários em vários países do mundo. O filme mostra em cerca de meia hora como a civilização Maia utilizava a astronomia para compreender o universo. Foi a partir dessa compreensão que eles criaram diversos tipos de calendários. A interpretação pelo mundo ocidental de um desses calendários fundamentou mais uma versão – talvez a mais difundida dos últimos anos – de que o mundo acabaria, desta vez em 2012.

O filme mistura ciência e mitologia e leva o espectador a uma viagem poética para perceber como é que os Maias viam e compreendiam o Universo através da sua história. Os visuais são magníficos, dando ao espectador a impressão de estar no interior de uma bela pintura estilizada. Esta interpretação artística do Universo leva-nos a uma viagem que jamais esqueceremos.

– Sessão comentada

Esta exibição é guiada por monitores e os visitantes têm a oportunidade de fazer perguntas e sugerir temas para projeção na cúpula do Planetário.

Duração: Variável

Faixa etária: Variável