Orquestra Sinfônica se apresentou no auditório da Casa

O 59º aniversário de Brasília foi comemorado nesta quarta-feira (24) pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. O evento começou à tarde com a exibição do videoclipe "Brasília: ano 35, Sinfonia da Alvorada", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes e entrou pela noite com extensa programação cultural. O auditório da Casa recebeu concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, que apresentou repertório em homenagem à cidade e a seu fundador, representado por sua neta Anna Christina Kubitschek.

Com regência de Claudio Cohen a orquestra apresentou músicas como Ponteio Santoro, Água de beber, Peixe-Vivo, Tempo Perdido entre outras. O maestro disse não poder deixar passar os 60 anos da morte de Villa Lobos e colocou no repertório bachianas n° 4 do compositor. "Essa orquestra também é pop, ela é capaz de tocar qualquer tipo de repertório, e hoje homenageando a cidade vamos tocar Renato Russo um dos grandes representantes do rock da capital", comentou Cohen. O repertório agradou muito o presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), "a música que eu mais gostei foi tempo perdido pois marcou a vida de muitos brasilienses, famosa do celeiro do rock, todo mundo vê Renato Russo como marca da cidade", ressaltou o parlamentar.

Em seguida houve o lançamento do selo e do carimbo comemorativos dos 59 anos de Brasília, em parceria com os Correios. Robério Negreiros afirmou que o Brasil "foi o segundo país do mundo a emitir selos, o primeiro selo foi em 1843, o famoso olho-de-boi". No lançamento do selo, Anna Christina Kubitschek demonstrou seu orgulho parental. "O legado de meu avô foi mostrar a todos que o Brasil é possível e viável, como sempre defendeu". Na solenidade houve também a abertura da exposição do Arquivo Público do Distrito Federal sobre a História de Juscelino Kubitschek em Brasília na Galeria Espelho d'Água.

O Sarau Poético "Brasília, meu Amor" feito pela Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-DF), encerrou a programação cultural, seguido de coquetel no Foyer do Plenário, como direito a bolo em comemoração ao aniversário da cidade.

A programação contou com a presença de diversos parlamentares e secretários do GDF, como o de Cultura, Adão Cândido, e a de Turismo Vanessa Chaves.

Karine Teles (Estagiária)
Foto: Carlos Gandra/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa