Em Ribeirão Preto (SP), o presidente foi entrevistado pela repórter mirim Esther Castilho, de 8 anos, que tem um programa no YouTube

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, nesta segunda-feira (29/04/2019), que o atual patrono da Educação do Brasil “vai ser mudado”. Sem se referir diretamente ao educador Paulo Freire (foto em destaque), que recebeu o título em 2012, Bolsonaro disse, em entrevista à repórter mirim Esther Castilho, de 8 anos, que “não teremos mais um patrono muito chato”.

“Não precisa falar quem é, que temos até o momento, que vai ser mudado. Estamos esperando alguém diferente. Quem sabe nós temos uma patrona da educação?”, comentou o presidente.

Na entrevista, durante viagem a Riberão Preto (SP), onde participou da abertura da Agrishow, o presidente repetiu discurso da campanha eleitoral, ao se posicionar contra a influência nas escolas públicas do método de alfabetização desenvolvido por Freire.

No entanto, o título de patrono da Educação foi conferido ao educador em 2012, após a aprovação de um projeto de lei. Ou seja: uma eventual mudança teria que ser chancelada pelo Congresso Nacional.

No final de 2017, a Comissão de Direitos Humanos do Senado rejeitou pedido, apresentado por meio de ação popular, para revogar o título de patrono de Freire.

Segunda entrevista
Essa foi a segunda vez que Bolsonaro foi entrevistado pela menina Esther Castilho, que tem um programa no YouTube. Em 2018, a pequena conversou com o militar da reserva enquanto ele fazia campanha eleitoral em Barretos, município de São Paulo.

“Estamos aqui com uma pessoa que eu gosto muito. Respeito, tenho muito carinho e admiração. Já entrevistei ele duas vezes. Estamos aqui com o meu amigo e presidente Jair Messias Bolsonaro. Tudo bem, Bolsonaro?”, questionou Esther, demonstrando intimidade. “É um prazer revê-la, porque tenho uma filha da sua idade. Talvez seja por isso que você é muito simpática à minha pessoa”, respondeu o presidente.
Metropoles