Unidade é reconhecida por ser referência no setor
*AGÊNCIA BRASÍLIA

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) coleta, por mês, cerca de 300 litros de leite, por meio da doação de mães de Taguatinga e região. Somente das puérperas que aguardam alta dentro da unidade, são coletados, em média, 60 litros no mesmo período. Boa parte deste leite passa pelo processo de pasteurização e é armazenado para ser utilizado conforme a necessidade, salvando vidas de muitos recém-nascidos, especialmente os prematuros.

A superintendente da região de saúde Sudoeste, Lucilene Florêncio, e o diretor do HRT, Sávio Agresta, apresentaram o trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite à primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, que visitou a unidade nesta quarta-feira (13) e destacou a excelência do serviço.

Como mãe e lactante, a primeira-dama aproveitou a ocasião para também doar seu leite, depois de conhecer todo o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde. Mayara contou que, por ter dificuldades para amamentar, tomou conhecimento do serviço no HRT.

“Eu busquei ajuda de uma profissional que me falou que o serviço oferecido aqui no Banco de Leite era de excelência, que era um espaço para as mulheres aprenderem a lidar com estas situações. Soube dos cursos para as gestantes e do trabalho de estimulação do pele-a-pele, de como é ensinado amamentar, a posição adequada para o bebê e tudo mais. Estou encantada”, concluiu.

A superintendente apresentou alguns dos prêmios recebidos ao logo das décadas e que conferiram ao banco de leite reconhecimento mundial. “Aqui é trabalhado não somente a coleta do leite, mas, principalmente, a orientação para as mães, ensinando qual a melhor forma de amamentar e como lidar com as adversidades da amamentação. Apesar de ser um momento sublime, amamentar pode ser muito doloroso e por isso tantas mães desistem. Nós estamos aqui para ajudar”, frisou Lucilene.

Inaugurado em 1978, o BLH do Hospital Regional de Taguatinga é o primeiro do DF e o 5º do Brasil.

Com informações da Secretaria de Saúde