Wasny defende bem-estar durante o parto

A Câmara Legislativa realiza audiência pública nesta quarta-feira (21), às 19 horas, no plenário, para debater a Lei n°6.144/2018, que trata da política nacional de atenção obstétrica e neonatal. O evento é de iniciativa do deputado Wasny de Roure (PT).

Segundo o distrital, a realização da audiência pública é importante para discutir como melhor informar as grávidas sobre a política de assistência obstétrica e neonatal, visando à proteção dessas mulheres antes, durante e após o parto no Distrito Federal. "Durante o trabalho de parto, o bem-estar da parturiente e do bebê devem ser colocados em primeiro lugar. A mulher deve ter autonomia para decidir como quer dar à luz", afirma Wasny.

De acordo com a Pesquisa Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Públicos e Privados, da Fundação Perseu Abramo, de 2010, uma em cada quatro mulheres já sofreu algum tipo de violência durante o parto. Entre os mais comuns estão: procedimentos dolorosos sem consentimento ou informação, falta de analgesia, negligência e gritos por parte dos profissionais.

Victoria Kortbawi (estagiaria) 
Comunicação Social - Câmara Legislativa