O número de consumidores inadimplentes que vem crescendo na esteira da recessão decorrente do golpe de 2016, subiu 1,82% em agosto deste ano quando em comparação com o mesmo mês do exercício anterior. Segundo dados da Serasa Experian, cerca de 61,5 milhões de brasileiros não conseguem pagar suas contas em dia.

O volume dos débitos chega a R$ 274 bilhões, sendo que, em média, cada CPF possui quatro dívidas, totalizando R$ 4.453 por devedor.
No comparativo de agosto com o mês anterior, houve uma queda de 0,16% no total de inadimplentes. Em julho este número chegou a 61,6 milhões de consumidores. Em junho, o Brasil registrou 61,8 milhões de consumidores com dívidas em atraso, um recorde da série histórica.

Os bancos e os cartões de crédito continuam como sendo os de maior participação nas dívidas em atraso, apesar da queda de 1,6 ponto percentual em comparação com o mês de agosto do ano passado. As contas básicas, como água, energia elétrica e gás, tiveram as maiores altas no que diz respeito a inadimplência: 2,1 pontos percentuais em comparação com o mesmo período de 2017.

Fonte: Brasil 247