Entre os dias 17 e 21 de setembro, das 9h às 17h, a sede da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada no Edifício Parque Cidade Corporate, Setor Comercial, Sul, Quadra 9, receberá a exposição de três versões itinerantes do Memorial da Inclusão:
“Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência”, “Grandes Nomes, Grandes Feitos” e “Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro”.

As mostras contarão com descrição em braile e intérprete de libras.

Inaugurado em 2009, o Memorial da Inclusão está localizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em São Paulo e tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

A mostra itinerante “Memorial da Inclusão: Os caminhos da Pessoa com Deficiência” é uma síntese do acervo que fica exposto de maneira permanente no Memorial da Inclusão. Já a exposição “Grandes Nomes, Grandes Feitos” homenageia em módulos acessíveis e sensoriais 12 personalidades brasileiras e internacionais que desenvolveram ações em diferentes áreas do conhecimento relevantes para humanidade.
A exposição conta a história de Stevie Wonder, Temple Grandin, Helen Keller, Dorina Nowill, Ludwig van Beethoven, Evgen Bavcar, Franklin Roosevelt, Henrietta Swan Leavitt, Maria de Lourdes Guarda, Homero, Cândido Pinto de Melo e Anita Malfatti. Todos os módulos disponibilizam leitura em braile, fonte ampliada, acessibilidade para pessoas com deficiência física e recursos sensoriais. A ideia é que pessoas com e sem deficiência possam fazer uma imersão na história de vida das personalidades por meio dos sentidos.]

A exposição “Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro” conta com painéis com texto, xilogravuras e trazem histórias e personagens do folclore brasileiro como o Boitatá, Iara, Mula sem Cabeça, Saci, Curupira e “O Nascimento da Noite” e a “Lenda da Mandioca”. Todas as obras podem ser tocadas e contam com audiodescrição.

Serviço
Mostras Itinerantes do Memorial da Inclusão em Brasília
Data: até o dia 21 de setembro
Horário: das 9h às 17h
Local: Sede da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Edifício Parque Cidade Corporate, Setor Comercial, Sul, Quadra 9 - Brasília
Entrada gratuita