Homenagem de inciativa de Joe Valle

A Câmara Legislativa concedeu hoje (28) o título de cidadã honorária de Brasília a Maria Ester Kubitschek Lopes, filha adotiva do presidente Juscelino Kubitschek. A iniciativa partiu do presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT), que justificou a homenagem afirmando que "o trabalho e a história de vida da senhora Maria Ester Kubitschek Lopes são motivo de orgulho para os brasilienses".

Maria Estela Kubitschek Lopes protagonizou um dos mais célebres casos de adoção no Brasil. A chamada "Lei da Adoção" foi promulgada pelo presidente Juscelino Kubitschek, que a dedicou à filha adotiva em seu aniversário de 15 anos.

O deputado Raimundo Ribeiro (PPS) também compareceu à sessão solene e ressaltou que "a homenageada representa muito para o Distrito Federal, especialmente porque a história de sua família se confunde com a história de Brasília".

A nova cidadã honorária de Brasília agradeceu a honraria e disse estar recebendo um prêmio que jamais imaginou receber. "Brasília é minha irmã caçula que vi nascer e crescer", disse, emocionada. Maria Estela Kubitchek Lopes nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se arquiteta pela Universidade Santa Úrsula (RJ).

Éder Wen
Fotos: Diogo Costa/CLDF
Comunicação Social – Câmara Legislativa