Sol Nascente, Brasília, DF, Brasil 6/11/2017 Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília. O governador Rodrigo Rollemberg esteve nesta segunda-feira (6) no Sol Nascente, em Ceilândia, para acompanhar as ações da força-tarefa do governo de Brasília que ocorrem no local desde sexta (3), em decorrência das fortes chuvas que atingiram o setor habitacional.

Chefe do Executivo esteve no local na tarde desta segunda (6). Treze órgãos estão envolvidos na recuperação do setor habitacional depois das fortes chuvas

O governador Rodrigo Rollemberg esteve nesta segunda-feira (6) no Sol Nascente, em Ceilândia, para acompanhar as ações da força-tarefa do governo de Brasília que ocorrem no local desde sexta (3), em decorrência das fortes chuvas que atingiram o setor habitacional.

Representantes dos 13 órgãos que integram o grupo reuniram-se no canteiro de obras do Trecho 2 para dar continuidade às decisões estratégicas. Eles haviam se encontrado na manhã de hoje para definir prioridades e o cronograma de recuperação das áreas atingidas.

Entre as medidas prioritárias definidas pelo comitê de crise estão a desobstrução das vias e o reforço na coleta de lixo e na segurança, o monitoramento do escoamento do esgoto, o controle de energia elétrica e do abastecimento de água nas residências e o apoio assistencial às famílias que tiveram as casas atingidas.

“É importante que estejamos mobilizados durante todo o período de chuvas para fazer ações emergenciais porque a obra de drenagem ainda se estenderá e está sujeita a isso”, alertou Rollemberg, na reunião com o grupo.

O balanço das ações foi apresentado ao governador pelos secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Coimbra, de Projetos Estratégicos, Maria de Lourdes Abadia, e das Cidades, Marcos Dantas.

Os secretários acompanharam o governador em uma vistoria no Conjunto C da Quadra 125, de onde a Secretaria das Cidades retirou 300 toneladas de lama nesse domingo (5).

O objetivo agora é, além de recuperar as áreas atingidas, identificar problemas de construções irregulares que atrapalham no escoamento da água da chuva.

O chefe do Executivo destacou a ocupação desordenada do solo como um dos principais problemas da região e reforçou que as obras de infraestrutura em andamento devem ser monitoradas permanentemente.

Ele ressaltou que as obras de infraestrutura serão fundamentais para “evitar esse tipo de tragédia no futuro”. Segundo Rollemberg, os trabalhos no Trecho 1 terminam até dezembro. No Trecho 2, a expectativa é encerrar em meados de 2018. Já no Trecho 3, o prazo é o fim do ano que vem.

Rollemberg também passou pela Quadra 105 do Trecho 2, onde estão sendo construídas 161 unidades habitacionais por meio de programas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab).


Atendimento a famílias atingidas pelo temporal

Nos dois dias de chuva — quarta (1º) e quinta-feira (2), a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos atendeu 14 famílias que tiveram as casas danificadas.

Para sete delas, foi solicitado o benefício vulnerabilidade (até seis parcelas de R$ 400 por mês) e o excepcional — o aluguel social, de até 12 parcelas de R$ 600 mensais.

Uma casa foi demolida para dar mais segurança aos moradores ao redor. A Defesa Civil montou uma tenda para prestar os primeiros apoios às famílias. Essas pessoas estão em casas de parentes.

Ag. Brasília