Acabado o Outubro Rosa, mês de conscientização ao câncer de mama, iniciou-se o Novembro Azul, que promove os cuidados contra o câncer de próstata. A campanha está sendo promovida no Distrito Federal. Assim, o Palácio do Planalto e o Senado Federal já iluminaram suas sedes para lembrar a população da importância da prevenção do câncer.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto mais comum no mundo e o que mais afeta os homens. A ocorrência deste tipo de câncer, no Brasil, só perde para o câncer de pele não-melanoma.

A campanha do Novembro Azul originou-se na Austrália, em 1999, com um grupo de amigos que deixou a barba crescer para lembrar da importância dos cuidados em relação à saúde masculina. O mês de outubro foi escolhido pelos amigos, pois é nele que é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, no dia 17.

A doença ocorre na maioria das vezes em homens com mais de 65 anos de idade e por isso, é considerada pelo Inca uma doença da terceira idade. Os principais sintomas são a dificuldade em urinar e a alteração na frequência urinária. Quando diagnosticado no início, o câncer tem maiores chances de tratamento. Desta forma, é indicado fazer o exame preventivo de rotina a partir dos 50 anos.

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado