Termo de cooperação assinado pelos governadores de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e de São Paulo, Geraldo Alckmin, vai permitir criação de sistema com dados estatísticos mensais sobre óbitos nas vias. 
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Termo de cooperação assinado pelos governadores de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e de São Paulo, Geraldo Alckmin, vai permitir criação de sistema com dados estatísticos mensais sobre óbitos nas vias

Em busca de um trânsito mais seguro, o Distrito Federal firmou parceria com o estado de São Paulo para adotar uma base de dados estatísticos sobre as mortes por acidentes automobilísticos.

O protocolo de intenções foi assinado pelos governadores de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e de São Paulo, Geraldo Alckmin, no 2º Fórum de Melhores Práticas em Segurança no Trânsito, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

Por meio do acordo, São Paulo vai repassar ao DF os conhecimentos necessários para elaborar um sistema de monitoramento mensal dos óbitos por acidentes de trânsito.

O modelo usado é o do Infosiga SP, implementado há menos de dois anos. “É uma troca de experiências para avançarmos ainda mais em busca de um trânsito civilizado e de uma cidade mais segura”, justificou Rollemberg.

A proposta é reduzir ao máximo as mortes em vias do DF, como parte das metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito — 2011-2020.

O DF já reduziu em 36% os registros de mortes no trânsito neste ano em relação ao ano passado. Até 30 de setembro de 2016, foram 296 mortes. No mesmo período em 2017, foram 189. “Isso significa para o DF uma economia de cerca de R$ 134 milhões por ano. Teremos também hospitais com maior disponibilidade de leitos”, vislumbrou Rollemberg.

A parceria firma uma troca contínua entre as duas unidades da Federação, de acordo com o governador de São Paulo. “Vamos passar nossas experiências, e vamos receber as do DF. Brasília faz um trabalho exemplar na questão da segurança pública”, disse Alckmin.
Parceria também para enfrentar a crise hídrica

A cooperação entre DF e SP também está firmada no enfrentamento da crise hídrica. O Executivo paulista emprestou ao governo de Brasília equipamentos que permitiram a transposição das águas do reservatório de Santa Maria para o do Descoberto.