Comissão vem abrindo espaço para ouvir demandas da população antes de apreciar propostas.

A reabertura do serviço de pediatria do Hospital Regional do Gama, sem atendimento desde março, foi a reivindicação feita pelo conselheiro de saúde Enoquio Rocha e a conselheira tutelar Ana Maria Soares à Comissão de Educação e Saúde em reunião na manhã desta quarta-feira (25).

De acordo com Enoquio, um abaixo-assinado com cerca de seis mil assinaturas de moradores do Gama pede a reabertura do serviço e do pronto-socorro infantil. Ele encaminhou ao presidente da comissão, deputado Wasny de Roure (PT), requerimento de informação em que questiona quantos pediatras trabalham na rede pública de saúde e onde eles estão lotados. A comissão encaminhará a documentação, inclusive o abaixo-assinado, tanto ao Ministério Público quanto à Secretaria de Saúde.

O deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) indagou ao conselheiro de saúde se houve melhoria no atendimento no Gama depois da implantação do Saúde da Família e da mudança de médico especialista para generalista. Segundo Enoquio Rocha, a proposta é interessante, mas as equipes estão incompletas e os postos de saúde não foram preparados para essa alteração. Além de Wasny e Reginaldo, participaram da reunião os deputados Juarezão (PSB) e Luzia de Paula (PSB).

Cultura - Representantes de movimentos culturais do Gama também apresentaram demandas durante a reunião da CESC. Dentre as reclamações está a não execução de emendas parlamentares por parte do Executivo. A reforma do Cine Itapoã, a liberação do anfiteatro do Bezerrão e apoio ao Festival de Música do Gama estão entre as revivindicações. 

CLDF