Sessão solene foi proposta pelo deputado Bispo Renato

O aniversário de 28 anos de Samambaia foi comemorado com uma grande Sessão Solene, de iniciativa do Deputado Bispo Renato Andrade. O evento aconteceu nesta segunda-feira (23), no Colégio CCI, onde mais de 200 pessoas, entre moradores e lideranças comunitárias se reuniram e receberam homenagens pela relevância dos serviços prestados à população. Cerca de 100 lideranças foram homenageadas.

Em seu discurso, Bispo Renato relembrou a história da cidade, desde quando foi declarada Região Administrativa, em 1989. "Muitos de nós já fazíamos parte da história do Distrito Federal, antes mesmo que Samambaia existisse no mapa. É uma honra saber que pessoas de bem construíram Samambaia e fazem isso até hoje", defendeu. Dona Amaral, líder comunitária, também relembrou a época em que a cidade não tinha nem água. "Mas hoje temos uma linda cidade", acrescentou.

Para o Deputado Julio Cesar, co-autor da iniciativa, a Câmara Legislativa já deu "grandes passos em direção a uma política fundamental de planejamento, organização e crescimento". Da mesma forma, a presidente da ONG Casa Azul, Daise Lourenço, afirmou que é "um prazer ajudar a nossa população a crescer e evoluir", relembrando que a fundação já existia antes da inauguração de Samambaia. Segundo a diretora da Escola Classe 303, Bárbara Regina, o crescimento de Samambaia é perceptível.

Segundo o Administrador Regional, Paulo Silva, nenhum governante faz nada sozinho. "Quem faz a cidade e a sociedade são os líderes comunitários junto com a população. Samambaia é um polo de desenvolvimento, pois é uma cidade forte, com uma comunidade forte", sustentou.

O representante e gerente do Hospital Regional de Samambaia, Paulo Henrique, afirmou que houve uma grande redução na fila de espera para cirurgias de pequeno e médio porte para os moradores da cidade. Sobre a segurança pública, o Capitão da Polícia Militar, Ricardo da Silva, declarou que o 11º Batalhão está trabalhando para tornar Samambaia ainda melhor para a população. O Tenente Luiz Henrique, sub- comandante do 12º e 37º grupamento de Bombeiro Militar, também afirmou que trabalham dia e noite para contribuir com a cidade.

Em uma breve apresentação com seus alunos, o professor de artes marciais William Lima apresentou o Projeto Social Superar e agradeceu às igrejas pelo trabalho que realizam em prol da comunidade. "Nossas crianças precisam estar no esporte e não nas ruas", externou.

Para Celson Silva, coordenador Regional de Ensino, em Brasília o problema de creches é grande, por isso, "estamos nos esforçando para minimizar este problema em Samambaia". O diretor do Colégio CCI, Clayton Braga, destacou, em sua fala, a importância da educação e a conquista do material histórico do jornal Folha de Samambaia, agora disponível na biblioteca da escola pelo fundador e líder comunitário José Fernandes.

O presidente da Subseção da OAB, José Antônio Carvalho, parabenizou a todos que contribuem para o desenvolvimento de Samambaia, destacando os mais de 300 advogados que moram e trabalham na cidade.

Coordenadoria de Comunicação Social com informações do gabinete do deputado Bispo Renato