A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene na manhã desta segunda feira em homenagem ao aniversário de 61 anos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital – Novacap. Além da solenidade, foi inaugurada uma exposição histórica sobre a trajetória da empresa pública. Os trabalhos estão expostos na Galeria Espelho D'água, próximo ao plenário da Câmara.

A homenagem foi proposta pelo deputado Bispo Renato Andrade (PR) e contou com a presença de dezenas de servidores da Novacap. A sessão contou com a participação da banda da Polícia Militar, que tocou o hino nacional, e também com a exibição de um vídeo institucional sobre a trajetória da empresa.

O deputado Bispo Renato destacou fatos históricos da Companhia e disse que a homenagem era um reconhecimento ao trabalho "daqueles que fizeram e fazem história na capital". O distrital afirmou que a Novacap sempre exerceu papel de relevância.

Entre outros fatos, o deputado ressaltou que a Novacap foi criada em setembro de 1956 com o desafio de construir uma nova capital em apenas três anos. Em 1960, na inauguração de Brasília, a empresa tinha construído 500 mil metros quadrados, em três anos e meio.

O presidente do Sindicato dos Empregados da Administração Direta, Fundacional, Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista, André Luiz da Conceição, reconheceu a importância de um funcionário de carreira atualmente estar no comando da Companhia. Ele lembrou também que a história da companhia foi escrita com o suor e o sangue do trabalho de dezenas de trabalhadores.

Para ele, muita história não foi contada sobre as dificuldades dos trabalhadores da Novacap. O sindicalista cobrou mais reconhecimento e defendeu que a empresa seja transformada em uma autarquia.

A deputada Telma Rufino (PROS) disse que a Novacap deve ser mais valorizada por causa de sua importância para a cidade.

O presidente da Novacap, Júlio Menegotto, ressaltou as realizações de sua gestão e afirmou que o sucesso é coletivo, fruto do trabalho de todos os servidores da empresa. Já o presidente do Arquivo Público, Jomar Nickerson, destacou que a empresa é a "mãe" de várias outras empresas públicas e órgão do GDF.

O presidente da Associação dos Servidores da Novacap, Antônio Ribamar Santos, aproveitou a sessão para pedir apoio da Câmara Legislativa na reestruturação da empresa e da carreira dos servidores.

O administrador de Samambaia, Paulo Silva, participou da solenidade e agradeceu o apoio que a Novacap oferece às administrações regionais.

A sessão solene também contou com a participação do secretário das Cidades, Marcos Dantas; do secretário-adjunto da secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinésio Lopes, e do conselheiro do Instituto Histórico e Geográfico, Adirson Vasconcelos.

CLDF