Apresentações vão desde homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante até repertórios com canções populares brasileiras e com músicas chilenas e do Caribe.

Edição de arte/Agência Brasília

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro fará seis apresentações gratuitas em setembro. Abre a sequência de concertos uma coletânea de música popular que integra a programação da Virada do Cerrado no domingo (3). 

Com repertório repleto de obras brasileiras diversas, que vão de Tom Jobim a Legião Urbana, o grupo regido por Cláudio Cohen terá convidados especiais como a brasiliense Ellen Oléria, o carioca Hamilton de Holanda e o cearense Manassés. O espetáculo será no Estacionamento 10 do Parque da Cidade, às 17h30.

Na primeira terça-feira do mês, dia 5, a orquestra volta ao palco do Cine Brasília (106/107 Sul), às 20 horas, para o Concerto Sinfônico. No programa, os músicos homenageiam os 500 anos da Reforma Protestante — movimento cristão europeu, liderado pelo alemão Martinho Lutero, que culminou no protestantismo —, por meio da Sinfonia nº 5 de Felix Mendelssohn, intitulada A Reforma.

Na véspera do Dia da Independência, comemorado em 7 de setembro, o público do Teatro dos Bancários (314/315 Sul) poderá assistir ao Concerto da Independência. Será na quarta-feira (6), às 20 horas, e é necessário retirar os ingressos na bilheteria a partir das 13 horas do dia da apresentação. O local tem capacidade para 473 pessoas.

No programa sob regência do maestro Cláudio Cohen, estão as aberturas de Carnaval, de Antonín Dvořák, e de Guilherme Tell, de Gioachino Rossini, além das obras Capricho Espanhol Opus 34, de Rimsky-Korsakov, e Sinfonietta, de Francis Poulenc.

Concertos Dominicano e Chileno
Em 12 de setembro, novamente no Cine Brasília, às 20 horas, a música caribenha será lembrada com o Concerto Dominicano, em que a orquestra recebe a flautista Evelyn Peña Coma, representante da República Dominicana. Obras clássicas eruditas também integram a série regida por Cohen.

A pianista do Chile Mahanoi Teave representará seu país de origem como solista do Concerto Chileno, em 19 de setembro. Dessa vez, os músicos sobem ao palco do auditório do Centro Cultural da Associação dos Docentes da UnB, no Campus Darcy Ribeiro. A apresentação de acesso livre será às 20 horas.

Encerra a programação do mês o Concerto Sinfônico de 26 de setembro, às 20 horas, no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Sob a batuta do maestro inglês Christopher Bochmann, convidado do dia, o grupo toca obras de Christopher Bochmann, Domingos Bomtempo e de Zoltan Paulinyi, membro da orquestra.