Lançamento das atividades ocorreu na manhã desta segunda-feira (18), em cerimônia com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Haverá pintura de meios-fios, combate à dengue e retirada de entulho.

O Varjão recebe, a partir desta segunda-feira (18), a força-tarefa do programa Cidades Limpas. Até o dia 29, serviços de conservação, revitalização e limpeza serão executados na região. O lançamento das atividades ocorreu na manhã de hoje na Quadra 2.O Varjão recebe, a partir desta segunda-feira (18), a força-tarefa do programa Cidades Limpas. Até o dia 29, serviços de conservação, revitalização e limpeza serão executados na região. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

“Esse é um trabalho que se caracteriza por ouvir a comunidade e trazer melhorias pontuais”, ressaltou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, presente na cerimônia.

“O esforço coletivo contribui também para que a população cuide melhor da cidade, mantendo-a limpa”, completou.

O chefe do Executivo citou ainda ganhos para a comunidade a partir das ações, como redução dos casos de dengue, zika e chikungunya, que significam também melhoria para a saúde e economia de recursos públicos.

Esta é a 23ª operação do Cidades Limpas, que conta com 197 trabalhadores — servidores públicos e funcionários de empresas com as quais o governo de Brasília mantém contratos.
O que a força-tarefa do Cidades Limpas executará no Varjão

De acordo com a Secretaria das Cidades, que coordena o programa, uma das prioridades é a limpeza de uma área utilizada como depósito irregular de lixo, entre as Quadras 2 e 5.

“Vamos reformar os parquinhos da região”, destacou o secretário das Cidades, Marcos Dantas. Nesta edição, a força-tarefa ganha o reforço da Aeronáutica, que contribuirá com mão de obra e material para recuperar esses espaços.

Por meio do manejo ambiental, haverá o combate ao mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. A emissão de segunda via de carteiras de identidade também integra as atividades.

Haverá ainda pintura de meios-fios, revitalização das paradas de ônibus, ações de tapa buraco, poda de árvores, capina e roçagem, remoção de entulho e retirada de carcaças, além recuperação de sinalização de trânsito e de iluminação pública.

Lançado em novembro do ano passado, o programa Cidades Limpas já passou por: Gama, Itapoã, Paranoá, Ceilândia, Brazlândia, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Fercal, Sobradinho II, Vila Planalto, Guará, Sobradinho, Samambaia, Taguatinga, Riacho Fundo I, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo II e Águas Claras.