Ideia é tornar procedimentos invasivos menos desagradáveis; idealizadora tem filho com hemofilia A. Doação pode ser feita até o próximo sábado; veja como ajudar.
Por G1 DF

Curativos arrecadados para crianças em tratamento no DF (Foto: Curativos do Bem/Divulgação).

Campanha organizada por uma publicitária do Distrito Federal arrecada, até o próximo dia 30, curativos "fofinhos e divertidos", com temas infantis. A ideia é distribuir as bandagens para crianças que passam por tratamentos invasivos em hospitais – por exemplo, a prevenção da hemofilia. As caixas podem ser entregues em vários postos de coleta espalhados pelo DF (veja lista abaixo).

Criadora do projeto "Curativos do Bem", Bruna Pagy teve a ideia ao acompanhar o tratamento do filho Davi – diagnosticado com hemofilia A. A doença não tem cura e, como prevenção, Davi precisa tomar medicamentos na veia, três vezes por semana.

"O procedimento é intravenoso, igual ao processo de tirar sangue. Então, necessariamente, é finalizado com um curativo", conta Bruna.

Para aliviar o incômodo do procedimento, a mãe começou a comprar os curativos coloridos para Davi, com temas de desenho animado e de super-heróis. Em pouco tempo, ela percebeu que poderia fazer o mesmo para ajudar outras crianças – que também passam por tratamentos complicados, mas não têm as mesmas condições.

Curativos coloridos aliviam sofrimento de crianças durante tratamento de doenças

Corrente de solidariedade

Até este sábado (23), faltando ainda uma semana para o fim da campanha, as doações já preenchiam um "saco de Papai Noel". Os curativos, que antes seriam direcionados apenas ao Hemocentro de Brasília, para as crianças em tratamento de hemofilia, também devem abastecer outros hospitais com área de pediatria.

A previsão é de entregar as caixas de bandagens, também, nos hospitais de Base, da Asa Norte, Materno Infantil (HMib) e da Criança. Com isso, os curativos também poderão ser usados em crianças que fazem outros tratamentos invasivos – por exemplo, de combate ao câncer infantil.

Segundo a hematologista Jussara Almeida, esses pequenos detalhes podem fazer uma diferença grande na qualidade de vida das crianças.

"Você busca uma estratégia para encantar essa criança. Ou seja, para facilitar a aceitação do tratamento, tanto para a criança quanto para a família. Com isso, garante uma aderência [aos cuidados] para toda a vida", diz.

Confira os pontos de coleta da campanha "Curativos do Bem":

- SQN 309 bloco G, aos cuidados de Bruna Pagy. A entrega pode ser feita na portaria, a qualquer hora do dia.

- BSB de ❤ (SCLN 410, bloco C, loja 4), aos cuidados de Rafaela. Entrega de 2ª a 6ª das 11h às 19h e sábados das 11h às 16h.

- Clínica Borboletário (SCN Qd. 1, Ed. Central Park, salas 605/606), aos cuidados de Andrea ou Beatriz. A entrega pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 18h.

- Home Assistance (Av. das Araucárias, lote 4155, loja 11, Águas Claras), aos cuidados de Marcelo, em horário comercial.

- Lojinha da Criança, nas unidades da 707 Norte, 510 Sul, QNM 17 (Ceilândia), CNB 10 (Taguatinga) e Quadra 6, CL 12, loja 1 (Sobradinho). Em todas, a entrega pode ser feita em horário comercial.

- Mundo da Tattoo (EQS 102/103, no Centro Empresarial São Francisco, ao lado da loja 4evinte), aos cuidados de Lico. O horário pode ser combinado pelo telefone 3201-7080.

- Cópia Café (SHCGN 702/703 bloco A), aos cuidados de Edgar e Neide, em horário comercial.