Projeto será o primeiro item em votação

A Câmara Legislativa levará para a apreciação do Plenário, nesta terça-feira (26), as propostas de alteração na previdência dos servidores que tramitam na Casa. A decisão foi tomada pelo colégio de líderes, em reunião na tarde desta segunda-feira (25). Serão colocados em votação, inicialmente, dois projetos substitutivos à matéria original de autoria do GDF. Se um deles for aprovado, as demais proposições serão consideradas prejudicadas. Caso não haja êxito, será posto o projeto de lei complementar nº 122/2017, enviado pelo Executivo.

Após a reunião dos líderes, o deputado Agaciel Maia (PTC), líder do governo na CLDF, e o deputado Wasny de Roure (PT), um dos principais opositores ao PLC do governo, comentaram a decisão. Agaciel contou que os parlamentares chegaram a discutir, mais uma vez, o adiamento da votação. "Mas, optou-se, por ampla maioria, para que as matérias sejam colocadas como o primeiro item da ordem do dia de amanhã", explicou, dizendo-se confiante no resultado positivo a favor do GDF. "Nesta terça-feira, viraremos essa página", apostou.

Apesar de ainda discordar de pontos que constam dos substitutivos, Wasny comentou que a última versão já está bem mais aprofundada, em relação ao texto original. "Percebe-se uma evolução razoável no último substitutivo apresentado. Embora haja dificuldades, vários entraves foram superados", avaliou. Para o deputado um dos problemas é o chamado Fundo Garantidor Solidário, que está sendo proposto. "Não podemos nos basear em resultados de rendimentos de aplicações financeiras", criticou.