Evento, que oferece serviços como baixa, registro e licenciamento de pequenos negócios, segue até sexta-feira (4) no estacionamento da Feira Permanente.

Paula Carina Oliveira Tasso, de 38 anos, tirou a manhã desta quarta-feira (2) para emitir o licenciamento da empresa que tem com o marido, Juliano, de 40 anos. A moradora de Samambaia foi uma das mais de mil pessoas atendidas desde segunda-feira (31) na quarta edição do Mutirão da Simplificação.Governador Rodrigo Rollemberg entregou o licenciamento da empresa de Paula Carina Oliveira Tasso, uma das mais de mil pessoas atendidas desde segunda-feira (31) na quarta edição do Mutirão da Simplificação, em Samambaia. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A dona de uma loja de forros e artigos de decoração recebeu o documento na hora, das mãos do governador Rodrigo Rollemberg.

“Nós estávamos tentando tirar pelo site, mas não conseguimos. Hoje, com a ajuda dos atendentes, foi muito fácil”, explicou o esposo de Paula.

“Brasília hoje é a unidade da Federação em que se demora menos tempo para abrir uma empresa, no caso de empresas de baixa complexidade. E nós estamos fazendo um esforço muito grande para melhorar o ambiente de empreendedorismo e de inovação na nossa cidade”, discursou Rollemberg nesta manhã (2), em visita ao mutirão.

O evento em Samambaia é uma parceria do governo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Além de baixas, registros e licenciamentos de pequenos negócios de acordo com a Rede Nacional de Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no DF (Redesimples), oferece capacitações gratuitas para as áreas de vendas e de obrigações tributárias, por exemplo.
5 milExpectativa de público total no Mutirão de Simplificação de Samambaia

Em 2017, o Mutirão da Simplificação passou por Planaltina, Ceilândia e Brazlândia. Estão previstas mais duas edições para este ano, em São Sebastião e no Paranoá.

Edvaldo Cunha Gomes, de 48 anos, tem uma loja de bicicletas há 14 anos e elogiou a falta de burocracia para resolver o que havia planejado. “Vim agora de manhã dar a entrada, e minha esposa voltará mais tarde para terminar o procedimento.” Ele foi dar baixa na empresa e se tornar um microempreendedor individual. Todo o processo será finalizado até o fim do dia.
Como funciona o Mutirão da Simplificação em Samambaia

Não é necessária inscrição prévia, basta se cadastrar na hora dos cursos. Os atendimentos estão disponíveis no estacionamento da Feira Permanente de Samambaia (Quadra 202, Conjunto 1), das 8 às 18 horas. A expectativa é que mais de 5 mil pessoas passem pelo espaço até sexta-feira (4), último dia do mutirão.

O local também tem atendimentos de órgãos como a Administração Regional de Samambaia, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Agência de Fiscalização (Agefis) e a Defesa Civil.
Investimentos no empreendedorismo do DF

Durante o evento, o governador ressaltou que o mutirão é mais um investimento para melhorar o ambiente do empreendedorismo no DF. “Foi por isso que criamos o RLE [Sistema de Registro e Licenciamento de Empresas], que é um exemplo para o Brasil.”

Ele ainda citou as mudanças na Central de Aprovação de Projetos, da Secretaria de Gestão do Território e Habitação, que possibilitaram o aumento na produtividade do setor e a regularização dos puxadinhos da Asa Sul.
Salão do Empreendedorismo Social

Esta foi a primeira vez que o mutirão contou com o Salão de Empreendedorismo Social, onde estão sendo oferecidos gratuitamente serviços de beleza e venda de artesanato feito pela comunidade por meio de cursos ministrados na associação Casa Azul Felipe Augusto, parceira do Sebrae.

Depois do evento, o governador visitou as instalações da instituição de formação e convivência de jovens e lembrou que é a primeira vez que vai ao local já recuperado depois do temporal que causou destruições em Samambaia em outubro do ano passado.

Entre as benfeitorias entregues em Samambaia, Rollemberg lembrou algumas obras de infraestrutura, como o recapeamento e a instalação de rede de drenagem, a inauguração do 1° Batalhão de Motopatrulhamento Tático, em 27 de julho e a ampliação do número de centros de educação de primeira infância na região. “Aqui em Samambaia, já inauguramos cinco creches e tem mais duas em construção”, destacou. O governo ainda entregará um complexo cultural em breve.

Leia a íntegra do pronunciamento do governador na solenidade de lançamento da quarta edição do Mutirão da Simplificação, em Samambaia.