Com três dias de intensos debates políticos, uma vasta programação acadêmica e um grande número de material didático dos mais profundos temas nas áreas de Formação Política, Cultura Ideológica e Educação Popular, sob a coordenação da Secretária Nacional Maria de Jesus Matos e do Secretário Distrital no DF, Acilino Ribeiro, o MPS – Movimento Popular Socialista, principal e mais forte Segmento Social do PSB – Partido Socialista Brasileiro, encerrou um dos mais importantes eventos já realizados nos últimos anos na história do partido; a primeira etapa do curso de Formação Política e Ativismo Partidário que aconteceu nestes dias 04, 05 e 06 de agosto em Brasília no Hotel Nacional.

O curso tem três módulos e este foi o primeiro, onde diversos dirigentes do principal segmento social do PSB, o MPS, participaram de debates os mais profundo sobre os mais variados temas na construção de uma militância conscientizada e educada politicamente. Esta primeira etapa teve como foco a Inserção da Militância do MPS nos Movimentos Sociais. O segundo módulo que acontecerá dia 22 de agosto vai versar sobre –Mídiativismo e Comunicação de Massa, que será desenvolvido em parceria com o Mídia Ninja, considerado o mais importante grupo de Mídiativismo popular e redes sociais do Brasil. Enquanto o terceiro módulo acontecerá um outubro e terá como tema Cultura Ideológica e Teoria Socialista.

Além de Maria de Jesus Matos e Acilino Ribeiro, participaram do evento, fazendo palestras e trocando experiências nas áreas de Formação Política e Educação Popular, os vereadores Eloi Frizzo, de Caxias do Sul (RS), Washington Picanço, de Macapá\AP; o dirigente nacional do MAIS – Movimento de Apoio a Inclusão Social, Messias Junior (Piauí) dentre diversos outros dirigentes do MPS como Caio Silva, de Manaus\AM, Daniel Lindoso, de São Luís\MA e Karina Muhlert, de Aracaju\SE.

Participaram do evento, o representante da Fundação João Mangabeira do Sociólogo Adriano Sandri, o Presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira que fez a abertura do evento e foi além de aplaudido de pé pela militância homenageado por todos os estados presentes; a primeira dama do DF e colaboradora do governo Brasília, Marcia Alencar que fez palestra no sábado, dia 05, onde debateu com os participantes que elogiaram muito sua performance. Outros dirigentes e Quadros do MPS contribuíram nos debates apresentando sugestões e participando das discussões, como Robson Botelho, do Estado Espirito Santo. De Goiás estiveram presente cinco dirigentes: a Pedagoga Laurena Correa, especialista em Educação Popular, o atleta e famoso lutador de MMA Acilino Junior, além dos dirigentes Antônio Reis, Itamar Junior e o secretário do MPS de Goiás, Wanderson Marcelo Alves. Do Ceará participou o pedagogo e sociólogo Alexandre Távora. 

O evento teve uma dinâmica revolucionária, desenvolvida pelas mais diversas místicas pedagógicas e teve uma extraordinária desenvoltura desenvolvida pelos organizadores e se encerrou com uma biodança puxada pela dirigente nacional, Maria de Jesus Mattos. Outros diligentes e militantes de base participaram ativamente do evento e reforçaram a necessidade da formação continuada da militância.

Também esteve presente e recebeu o apoio da militância do MPS \PSB o embaixador da República Sarahuy, representante da Frente Polisário, Emborik Ahmed. 

Numa avaliação geral o evento foi elogiado por todos, desde a organização em si ao conteúdo político ideológico e a metodologia aplicada. As três apostilas do curso serão agora estudadas com mais profundidade pela militância que vai fazer para cada capítulo um RCC, - Resumo de Conclusão de Curso – para se habilitar ao recebimento do certificado, após a terceira etapa.

Por Giordano Bruno e Alice Sarkov
AGNOT – RECOM – CORSIN – 060817 – GB e AS