Shutterstock

O inverno no Distrito Federal está bastante rigoroso neste ano. Com temperatura mínima nos patamares de 10 ºC e sensação térmica chegando a atingir 2 ºC, não há quem não tenha tirado os casacos e cobertores do armário. No entanto, nem todas as pessoas possuem agasalhos adequados ou têm condições de comprar o que é necessário. Em razão disso, a Clínica de Olhos Dr. João Eugenio, por meio do Instituto de Olhos João Eugenio, lançou uma campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores em troca de exame de vista.

“Nosso intuito é evitar que pessoas carentes passem frio. Além de trazer mais calor para a vida destas pessoas, a campanha solidária pode ajudar outras que precisam de tratamento oftalmológico e não têm condições de fazer exames de vista. Ou seja, a campanha também é útil para quem doa”, explica o oftalmologista Hilton Medeiros, idealizador da campanha. Os agasalhos e cobertores arrecadados serão doados para a Casa de Ismael e Lar dos Velhinhos.

Segundo o médico, dois exames farão parte da campanha, um que identifica se o paciente tem vício de refração e outro que verifica a pressão ocular. “O de vício de refração indica que o paciente precisa de óculos e o outro se o paciente sofre de glaucoma, uma doença grave e que não apresenta sintomas, podendo causar cegueira. As pessoas que apresentarem disfunções serão orientadas a procurar um oftalmologista”, esclarece Hilton Medeiros.

Para participar da campanha, os interessados devem agendar o exame de vista pelo telefone: 61 3248-4030. O agasalho ou cobertor deverá ser doado na clínica, localizada no SHIS QI 5 conj 9 casa 2, Lago Sul. A campanha será encerrada no dia 20 de agosto.

Voluntariado no DNA

Prestar serviços voluntários ou promover campanhas de responsabilidade social faz parte da família Medeiros há várias gerações. João Eugenio Medeiros, patriarca da família e fundador da clínica, há oito anos atende gratuitamente, todas as segundas e sextas, pacientes no setor de neuro-oftalmologia do Hospital Sarah Kubitscheck.

Hilton Medeiros, filho de João Eugenio, a cada três meses realiza as campanhas “Seridó de Olhos Abertos” ou “Fercal Vista Nítida”. A primeira acontece em Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte, e a segunda no Varjão, em Brasília. O médico, acompanhado de assistentes e, algumas vezes de seu filho, Felipe Beltrão (estudante de medicina), atende cerca de 200 pessoas, realiza os exames de vista e ainda faz a doação dos óculos, com o apoio de óticas.

SERVIÇO

O que: campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores em troca de exame de vista

Quando: de 20 de julho a 20 de agosto

Onde: Clínica de Olhos Dr. João Eugenio – SHIS QI 5 conj 9 casa 2, Lago Sul. Telefone: 61 3248-4030

Porque: evitar que pessoas carentes passem frio durante o inverno.