• Na noite desta sexta (24), véspera do primeiro dia oficial de carnaval, público brincou por quatro horas em um dos 47 blocos que contam com recursos da Lei de Incentivo à Cultura.
A terceira edição do bloco Rejunta meu Bulcão misturou arte e cultura. Os foliões se concentraram na Praça dos Prazeres, na 201 Norte, no início da noite desta sexta-feira (24), e se divertiram ao som do axé da banda Àsé Dúdú, grupo cultural que se dedica a levar mensagem da luta contra intolerância racial e religiosa por meio da música.Bloco Rejunta meu Bulcão reuniu 2,4 mil foliões na 201 Norte. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Durante as quatro horas de festa, não foram registradas ocorrências de vulto, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal. Praças e oficiais da corporação estavam presentes em vários pontos em volta do bloco para garantir a segurança do público, estimado em 2,4 mil pessoas. O Corpo de Bombeiros também estava a postos para eventuais emergências.

Cinco auditores, em duas vans da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), acompanhavam à distância a movimentação. A função deles era evitar a atuação de ambulantes não autorizados e apreender garrafas de vidro.

O estudante Carlos Honorato há três anos não arreda pé de Brasília no carnaval. Fantasiado de grávida de Taubaté, ele elogiou a estrutura dos eventos. “No geral, tudo está muito bem organizado. Por segurança, prefiro nem sair com celular, porque sei que o furto de aparelhos é algo difícil de ser evitado.”
"Essa diversidade que temos visto nos blocos só contribui para o enriquecimento cultural brasiliense"Nilva Souza, poetisa

Para a poetisa Nilva Souza, de 45 anos, o apoio aos blocos da cidade tem fomentado o lazer e a cultura na capital do País: “Essa diversidade que temos visto nos blocos do Distrito Federal só contribui para o enriquecimento cultural brasiliense”.

De acordo com a Secretaria de Cultura, 118 blocos participam do carnaval de rua de Brasília neste ano. Somados às demais comemorações, são 190 eventos cadastrados — 105 no Plano Piloto e 85 em outras 21 regiões. A estimativa é receber 1,9 milhão de pessoas nessas festividades e 1,6 milhão nos quatro dias de carnaval.

Do total de blocos, 47 recebem recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) no valor total de R$ 1,5 milhão. Os eventos tiveram auxílio na contratação da estrutura do evento, como palcos, trios elétricos, iluminação, unidade de terapia intensiva (UTI), sonorização, tendas, carretas, grades, seguranças, brigadistas e banheiros.

O comandante da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Nunes, integrou a equipe que trabalhou na segurança do Rejunta meu Bulcão. Segundo ele, o planejamento dos blocos tem garantido festas sem maiores problemas. “Houve muito diálogo dos órgãos de segurança com os blocos e com os outros setores do governo, o que tem proporcionado eventos sem ocorrências de vulto”, destacou.

Às 20 horas, o Departamento de Trânsito fechou os acessos para veículos na comercial da 201 Norte, e os foliões puderam se divertir sem riscos de acidentes.

A programação completa da folia no Distrito Federal está no site Brasília tem Carnaval.

Agencia Brasilia