Consórcio composto por representantes das duas unidades da Federação reuniu-se nesta quarta (22). Rollemberg foi reconduzido para a presidência do grupo em votação de hoje.

Na primeira reunião do ano do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás (Corsap), foram tratados temas como a eleição da presidência e da diretoria do grupo de trabalho e a elaboração dos planos de resíduos e de drenagem dos municípios do Entorno do DF.Consórcio composto por representantes das duas unidades da Federação reuniu-se nesta quarta (22). Rollemberg foi reconduzido para a presidência do grupo em votação de hoje. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O encontro ocorreu na Residência Oficial de Águas Claras nesta quarta-feira (22). Participaram o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg; o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Antonio Coimbra; a diretora-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos; o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos de Goiás, Wilmar Rocha; e representantes de municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

A primeira pauta foi a recondução do governador Rollemberg à presidência do grupo de trabalho. A sugestão foi apresentada por Wilmar Rocha em nome do governador de Goiás, Marconi Perillo. A eleição contou também com a recondução de diretores e de suplentes representantes das cidades.

Outro assunto abordado foi o repasse de cerca de R$ 2 milhões ao consórcio por meio de emenda parlamentar federal. A verba, destinada pelo deputado federal Augusto Carvalho (SD-DF), será aplicada na contratação de consultoria para elaborar o plano de resíduos sólidos e de drenagem das cidades do Entorno.

O esforço conjunto é fundamental para que surjam resultados, acredita o chefe do Executivo do DF. “A elaboração dos planos de resíduos sólidos e de drenagem são um grande desafio dos municípios e estados, além de uma determinação legal. A gente sabe que muitos municípios não têm condições de fazer isso sozinhos. Se nos unirmos, aumentamos muito a capacidade de realização de todos. Por isso, a necessidade de integração entre o DF e Goiás é cada vez maior”, explicou Rollemberg. 

Agência Brasilia