Wasny vai coordenar grupo de trabalho sobre o tema

A Câmara Legislativa deverá recorrer, até a próxima sexta-feira (27), contra a decisão de ontem do Tribunal de Justiça do DF que derrubou a decisão do Legislativo de barrar o reajuste das tarifas de ônibus, determinado pelo governo local, em até 25%. A medida foi anunciada após reunião na tarde desta quarta-feira (25) entre o presidente da Casa, Joe Valle (PDT), e os deputados Wasny de Roure (PT) e Cláudio Abrantes (Rede) para discutir os desdobramentos daquela decisão. O procurar geral da CLDF, Arnaldo Siqueira, também participou da reunião com os parlamentares.

Wasny de Roure, que foi designado coordenador do grupo que vai dar continuidade ao debate sobre o problema do reajuste das passagens de ônibus, considerado "abusivo" pelos distritais, confirmou que a CLDF vai continuar apoiando a luta para a revisão do reajuste. "A Câmara Legislativa tem a responsabilidade de apoiar os movimentos sociais e pretende levar esse debate adiante, ouvindo também os empresários, que em nenhum momento participaram dessa discussão", ressaltou o distrital.

Wasny enfatizou ainda que os distritais precisam ter em mãos as planilhas de custos com os preços atualizados. Ele contestou a alegação do GDF de que não houve aumento das passagens nos últimos dez anos, defendendo que houve uma licitação para a renovação da frota de ônibus e que as empresas não são as mesmas de antes.

De acordo com a decisão do TJDFT, de ontem, o decreto legislativo aprovado pela Câmara Legislativa, suspendendo o reajuste das passagens de ônibus e metrô foi considerado inconstitucional. O GDF anunciou que voltará a cobrar o preço majorado das tarifas na próxima segunda-feira (30).

CLDF