Especialista em aprendizagem acelerada prova que concurseiros e vestibulandos podem se inspirar nos maratonistas da Corrida de São Silvestre

A ideia de estudar na véspera da prova apenas para “passar” é uma realidade muito comum para alguns estudantes, mas não funciona de nenhuma maneira no mundo das provas de alto desempenho. É o que explica o especialista em aprendizagem acelerada Victor Ribeiro, criador do treinamento Estratégias de Aprovação e com mais de 600 alunos aprovados em concursos públicos por todo o país. “Assim como os maratonistas, que passam muitos meses e anos se preparando para ganhar a corrida, quem quer passar no concurso ou vestibular precisa começar antes”, explica.

Ao comparar a Corrida de São Silvestre, por exemplo, com um concurso público, Victor Ribeiro conta que não existem injustiças em relação ao vitorioso. “Consegue subir no pódio ou ser aprovado aquele com mais capacidade de reunir as características exigidas pela prova”, explica. Victor também compara as imagens da corrida que vemos na TV com a realidade dos concursos. “Somente uma parcela pequena consegue chegar ao final e a grande maioria fica para trás”.

Os três segredos para chegar ao pódio

Victor Ribeiro explica que existem três pilares principais que devem ser trabalhados para conseguir vencer a maratona e o concurso. “O primeiro deles é o planejamento, que precisa ser minucioso e seguido à risca”, conta, destacando que o segundo pilar é o desenvolvimento de um estado de foco, concentração e resiliência. “Tanto atletas quanto concurseiros e vestibulandos precisam estar focados na preparação, nos treinos e estudos, e precisam ser resilientes em relação aos momentos de baixa na energia ou de desânimo”. Por fim, Victor destaca o terceiro pilar, que é a aprendizagem acelerada. “Existem técnicas para aprender mais rápido e melhor, e que precisam ser desenvolvidas por quem deseja ser aprovado”, destaca, comparando com as técnicas de treino e os equipamentos usados pelos maratonistas.

Por fim, Victor ensina que a motivação é uma característica muito importante, mas não funciona sozinha. “Você pode ter motivação de sobra para vencer o concurso público ou a Corrida de São Silvestre, mas sem a preparação correta e as estratégias ideais, outros chegarão na sua frente”, conclui.