Atrações incluem oca indígena, casa na árvore e castelo infantil. Construção sustentável teve licitação lançada em 12 de setembro.

Oca indígena, castelinho, casa na árvore, cabo de guerra e uma praça onde os visitantes poderão ter contato com a água de diferentes formas. A estrutura inovadora faz parte do projeto do novo parque infantil do Jardim Botânico de Brasília, ainda em obras, que será inaugurado no início de 2017.Obras do parque infantil do Jardim Botânico: inauguração será no início de 2017. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A novidade é construída com materiais sustentáveis e terá também um anfiteatro, 15 bancos de concreto e 14 de madeira, oito mesas, um parquinho infantil para crianças de até 5 anos, pérgola e redários. “Faz parte do nosso trabalho de educação ambiental propiciar espaços que motivem a integração familiar. Ali os pais poderão se movimentar e ter surpresas ao lado dos filhos. Eles vão andar pela praça, apertar um botão, e haverá uma bica, por exemplo”, detalha o diretor-executivo, Jeanitto Sebastião Gentilini Filho.

O projeto foi desenvolvido pelo diretor adjunto, Samuel John Guimarães, e o investimento para o parque, licitado por R$ 178.876,45, provém de emenda parlamentar. O edital de licitação foi lançado em 12 de setembro.
Estufas para abrigar coleções de pesquisas científicas

Há cerca de um mês, também estão em obras três estufas que abrigarão coleções de pesquisas científicas. A previsão é que elas estejam abertas para visitação a partir do início do ano que vem.


LEIA TAMBÉM


JARDIM BOTÂNICO ABRIRÁ VISITA A COLEÇÕES DE PESQUISA CIENTÍFICA

As coleções são de plantas suculentas, aquáticas e que atraem polinizadores. As estufas, que vão ocupar uma área total de 332 metros quadrados, ficarão uma ao lado da outra.

Duas estufas de aproximadamente 30 metros quadrados comportam as suculentas. O espaço ampliado permitirá que o número de espécimes seja maior. No momento, há mais de mil unidades nas estufas e no herbário Ezechias Paulo Heringer, onde novas plantas são cultivadas e as doentes, tratadas. Com os novos recintos, o público terá acesso facilitado a espécies usadas apenas para fins científicos.
Novas licitações em 2017

Segundo Jeanitto Filho, outras benfeitorias deverão ser feitas em 2017 com recursos de emendas parlamentares. Entre as melhorias, ele cita compra de equipamentos para a biblioteca digital, reforma do anfiteatro e adaptação da portaria principal.




Jardim Botânico de Brasília


Área Especial do Setor de Mansões Dom Bosco, na subida da QI 23 do Lago Sul

Visitação de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas

Entrada: R$ 5 por pessoa. Crianças de até 10 anos incompletos, idosos (pessoas a partir de 60 anos) e pessoas com deficiência não pagam ingresso