A maior parte das doações beneficiou entidades assistenciais que atendem crianças.

Ricardo Júnior Alves Braga, de 7 anos, não queria perder tempo. Ansioso para brincar, o menino garantiu, antes mesmo de abrir os pacotes que tinha na mão, que amou os presentes recebidos na tarde desta quinta-feira (22) por meio da campanha de doação de brinquedos do governo de Brasília.O governador Rodrigo Rollemberg e a esposa, Márcia Rollemberg, participaram da entrega de brinquedos para as crianças na sede da Ceasa-DF. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Ricardo faz parte do Centro Social Tia Ieda, no Varjão, que atende, com a ajuda da comunidade local, mais de 90 crianças com idade entre 4 e 12 anos. “Estamos muito felizes por fazer parte desse projeto. É a primeira vez que fomos contemplados”, conta Ieda Julião, a responsável pelo espaço.

Além do centro social, 70 instituições que atuam com crianças foram escolhidas entre as cadastradas pelo Banco de Alimentos da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) para receber as doações. “Este é um momento muito especial. Mostra que, quando a sociedade e o governo se unem, o resultado é o sucesso e uma mobilização desse tamanho”, comemorou o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio de Paula Guedes Araújo.

As entregas a representantes das instituições ocorreram nesta tarde, na sede da Ceasa. Foram arrecadados 19 mil brinquedos, mais que o triplo do angariado no primeiro ano do projeto, em 2015, quando foram doados 5 mil. Para a campanha, organizada pela secretaria, foram fechadas parcerias com outros órgãos do governo, organizações sociais, empresários e membros da sociedade civil. “É uma alegria enorme trazer alegria para essas crianças, graças à generosidade da população de Brasília, que doou e possibilitou essa entrega”, reforçou o governador Rodrigo Rollemberg.

Entusiasta da campanha, a colaboradora do governo e esposa do governador, Márcia Rollemberg, lembrou que a ação faz parte do programa Brasília Cidadã, que estimula o voluntariado para a construção de uma cidade melhor. “O brinquedo é alimento para alma, e todas as crianças têm direito a brincar.” Segundo ela, bolas e jogos de tabuleiros também serão entregues para as unidades do sistema socioeducativo.
Distribuição dos brinquedos

A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude separou ainda 40 kits que serão levados aos 40 conselhos tutelares do DF para comporem a brinquedoteca. Outros 1,5 mil brinquedos foram doados à Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) para que sejam recuperados ou reciclados.
A campanha de arrecadação de brinquedos

Os presentes foram arrecadados em vários pontos do DF, como nos batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, nas administrações regionais e nos conselhos tutelares. Antes da doação, os objetos passaram por duas triagens: uma feita pelos grupos de escoteiros de Brasília e outra por bombeiros mirins.