Joe promete gestão colaborativa à frente da Casa

Logo após a conclusão da eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa para o biênio 2017/2018, nesta quinta-feira (15), o presidente eleito, deputado Joe Valle (PDT), concedeu entrevista coletiva em que pregou um Legislativo em harmonia com os demais poderes – "o que não significa subserviência", frisou. "Uma Câmara subserviente deixa de fiscalizar as ações do governo, por exemplo; com isso, deixa de cumprir uma de suas funções", apontou.

Tendo ocupado cargo de secretário de estado no mandato de Rodrigo Rollemberg, Joe Valle defendeu
que essa experiência lhe ajudará a construir uma gestão colaborativa à frente da Casa, de forma a "resgatar a autoestima dos parlamentares e o respeito". O vice-presidente eleito, deputado Wellington Luiz (PMDB), também ressaltou a importância de os distritais estarem "unidos" e superarem "as diferenças". "Temos a oportunidade de mostrar que esta é, de fato, a Casa do povo", disse.

Para o novo presidente, a própria eleição ocorrida ao longo desta manhã já resulta de um processo colaborativo e com respeito. Eleito com o voto de metade dos deputados da Câmara Legislativa, Joe Valle contou de última hora com o apoio de Robério Negreiros (PSDB), quem antes estaria alinhado à candidatura de Agaciel Maia (PR). Questionado sobre o que teria feito o tucano mudar de voto, Valle disse que só tinha a prometer "respeito ao trabalho" do colega.

Também presente à coletiva, o deputado Raimundo Ribeiro (PPS) – eleito para a terceira-secretaria da Casa – reforçou a importância de se resgatar a autonomia do Legislativo: "Independência não conflita com harmonia".

Destaques – O novo presidente da Câmara fez questão de destacar outros pilares de sua gestão. "Queremos radicalizar na transparência", assegurou. Valle disse ainda pretender "alavancar o setor produtivo do DF, que tem se retirado da cidade".