Guia de Trânsito Animal e declarações de vacinação antirrábica e contra febre aftosa são alguns dos serviços disponíveis no portal gerido pela Secretaria da Agricultura.

Uma ferramenta virtual da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural vai eliminar a necessidade de o produtor se deslocar até os escritórios da pasta para conseguir certos documentos. O Defesa On-line dá acesso a uma plataforma de gestão agropecuária, que tem o objetivo de facilitar a vida do homem do campo no Distrito Federal.Produtores rurais cadastrados no sistema poderão acessar serviços on-line.

De acordo com o gerente de Saúde Animal da secretaria, Vinícius Eustáquio, o sistema significará mais agilidade na tramitação dos processos, economia no uso do papel e aumento da produtividade.

Pelo site, é possível emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) com destino interdistrital para bovinos, ovinos, suínos e caprinos, as declarações de vacinação antirrábica e contra a febre aftosa e os documentos para ajustes de rebanho. O próximo passo é incluir os equinos e avançar a emissão de guia com destino interestadual.

Antes de acessar o portal, o produtor deve ir aos escritórios regionais de Defesa Agropecuária ou à sede da Secretaria da Agricultura, no Parque Estação Biológica, na Asa Norte, para se cadastrar.

Eustáquio destaca que o DF está na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa até 30 de novembro. “Vamos aproveitar que o produtor vai fazer a declaração presencialmente, para cadastrá-lo no Defesa On-line”, explica o gerente.

A novidade é uma forma de auxiliar os pecuaristas no dia a dia. No entanto, o gerente ressalta que os serviços presenciais permanecerão para aqueles que optarem por esta forma.

A Secretaria da Agricultura publicou cartilhas de instrução, uma sobre GTA e outra sobre declaração e ajuste de Rebanho.

A ferramenta foi desenvolvida por uma empresa de tecnologia da informação. A manutenção da plataforma está dentro do contrato para a prestação de serviços relacionados à área de informática.
Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília