Empresários entregaram ao governador Rodrigo Rollemberg planejamento elaborado para fortalecer o turismo em Brasília. 

Empresários entregaram ao governador Rodrigo Rollemberg planejamento elaborado para direcionar as ações do segmento.

Com o objetivo de propor estratégias para fortalecer o turismo em Brasília, representantes do setor produtivo do Distrito Federal entregaram ao governador Rodrigo Rollemberg na manhã desta terça-feira (8) propostas de melhorias para a área. Apresentado na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), o Plano Diretor de Turismo e Hospitalidade é um documento de 80 páginas em que são apontados pontos que podem aquecer a economia local por meio desse segmento.

Entre outros pontos, o plano sugere revitalizar os principais monumentos de Brasília, captar eventos de grande porte nacionais e internacionais, reformar os espaços culturais, além de oferecer serviços turísticos de lazer e aventura às margens do Lago Paranoá. Segundo o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, são ações previstas para serem postas em prática até 2026. “Queremos criar um turismo com a cara da capital da República e acessível a todos, além de ajudar o governo com alternativas inovadoras”, afirmou.

Para Rollemberg, “o turismo é a maneira mais eficaz de alcançar o equilíbrio econômico e financeiro, buscar o desenvolvimento e criar postos de trabalho”. Segundo o governador, a união entre as iniciativas pública e privada é fundamental para que as ações sejam colocadas em prática.

O documento foi elaborado por uma empresa de consultoria orientada pela Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio, presidida por Francisco Maia, que também representa o Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Distrito Federal (Sindeventos-DF). “Nossa iniciativa é, juntamente com o governo, firmar Brasília como referência em destino turístico no Brasil e no mundo”, ressaltou Maia.

Segundo o Plano Diretor de Turismo e Hospitalidade, há a necessidade de mais atenção a outras questões, como a qualificação de profissionais, a atração de investimentos, além do incentivo ao uso de tecnologias ambientalmente sustentáveis. “O maior desafio é mostrar ao mundo a Brasília que nós conhecemos e, assim, estabelecer a cidade no cenário turístico”, apontou o secretário adjunto de Turismo, da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena. Outro ponto de destaque é negociar melhorias na infraestrutura turística do Distrito Federal, propiciando acessibilidade, mobilidade e conectividade aos brasilienses e aos visitantes.
Agência Brasília
Foto: Tony Winston