Espaço que promove a cultura nordestina virou tradição de Ceilândia. Programação de aniversário se estenderá por todo mês de novembro.

Cerca de 800 pessoas se reuniram para comemorar o aniversário de 30 anos da Casa do Cantador. A data oficial é em 9 de novembro, mas o corte de bolo e os parabéns ocorreram nesta sexta-feira (11) no local que promove a cultura nordestina.O governador Rollemberg esteve na festa de comemoração dos 30 anos da Casa do Cantador, em Ceilândia.

A festa, que entrou pela madrugada deste sábado (12), contou com participação de repentistas e grupos musicais. O local faz parte da tradição de Ceilândia e reuniu moradores da região administrativa e apreciadores da cultura do Nordeste do País.

Presente ao evento, o governador Rodrigo Rollemberg afirmou que a casa é um local importante para o desenvolvimento da cultura popular. “Eu tenho a convicção de que a cultura é a forma mais inteligente de mudar uma cidade, a mais justa, mais solidária, mais generosa, mais amorosa”, enfatizou
"Eu tenho a convicção de que a cultura é a forma mais inteligente de mudar uma cidade, a mais justa, mais solidária, mais generosa, mais amorosa"Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

O diretor da casa, Francisco de Assis, acrescentou que o espaço promove os valores nordestinos. “Muitos cantadores que não estavam na grade vieram prestigiar os amigos. Tivemos roqueiros e o pessoal do hip-hop para prestigiar o aniversário”, comemorou.

A empresária Hosanah Vieira lima, de 66 anos, é moradora da Asa Sul, mas disse que não poderia perder o evento. Ela contou que frequenta o espaço há 10 anos e aprecia a cultura nordestina. “Sai do meu trabalho às 19 horas e vim direto pra cá por causa da festa.”

A Casa do Cantador reúne eventos que estimulam a cultura nordestina, como bailes de forró, encontros de artistas e apresentações de repente — cantoria improvisada em que o artista pode se manifestar sobre qualquer tema.

O local faz parte da tradição de Ceilândia e reúne todo tipo de público. “Aqui, a nossa música chama a atenção da população, principalmente de pessoas idosas”, diz Francisco de Assis, também conhecido por Neném. Para celebrar o aniversário, foram programadas atrações para todo o mês de novembro. A entrada é franca.
Casa faz parte da arquitetura de Oscar Niemeyer

A edificação moderna do local foi criada pelo arquiteto Oscar Niemeyer — responsável também pelos monumentos modernistas da construção de Brasília. A ideia era homenagear a comunidade nordestina que mora no Distrito Federal.

Desde a inauguração, em 9 de novembro de 1986, o espaço tem sido palco de manifestações culturais, em um ambiente que estimula a diversidade cultural presente na capital do País. Um exemplo dos diferentes estilos na casa é o projeto Feira de Arte e Cultura da Ceilândia, que conta com grupos de samba, hip-hop e rock, além do forró.

A Casa do Cantador promove eventos como o Sabadão do Forró, festivais regionais e nacionais de repente e o projeto Cantoria Escola, que leva as apresentações de repentistas para escolas da rede pública.

O objetivo é que os cantadores abordem temas de cunho social, como história, educação no trânsito, cidadania, responsabilidade socioambiental, assédio moral e sexual.

Casa do Cantador
QNN 32, Área Especial, Ceilândia Sul
Visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas
(61) 3378-5067
Agência Brasília
Foto: Pedro Ventura