Wellington Botelho

Os constantes eventos realizados no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek já renderam ao Governo de Brasília, somente neste ano, cerca de R$ 65 mil. Para realizar um evento no local é necessária autorização da Administração Regional e o pagamento para ocupação da área. Ainda segundo informações da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, os valores arrecadados são destinados aos cofres públicos.

Além de uma longa documentação apresentada a Administração Regional, é necessário apresentar projeto básico apontando as condições necessárias de segurança, as medidas de prevenção contra incêndio e pânico e o número de pessoas que trabalharão no evento. As regras estão na Lei nº 5.281 de 24 de dezembro de 2013.

O local consta na lista de prioridades de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do governo de Brasília. A previsão é de que o processo de concessão comece em 2017. Em nota, a Secretaria informou que a ideia da PPP do Parque da Cidade é otimizar a gestão do local oferecendo pontos comerciais para a vencedora do certame, além dos espaços publicitários e demais áreas passíveis de exploração, sem interferir naqueles espaços já utilizados publicamente pela população.

Em contrapartida, o vencedor do processo terá de investir na melhoria das áreas do Parque e na manutenção da infraestrutura, garantindo a segurança. Ainda segundo a secretaria, a iniciativa não pretende cobrar a entrada ou determinados acessos aos frequentadores, bem como às quadras esportivas e outras áreas comuns. 
Da redação do Alô
Foto: Elicya Andrade